MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Exposição agropecuária terá leilão, rodeio e shows em Alta Floresta (MT)


Município realiza feira agropecuária até o dia 27 de maio.
Cidade possui rebanho bovino de 567,9 mil animais, segundo Imea.

Do G1 MT

Alta Floresta, distante 800 km ao norte de Cuiabá, sedia até o próximo domingo (27) a 26ª edição da ExpoAlta. Com a base econômica voltada para a exploração dos setores florestal e mineral, o município ganhou novo perfil e atualmente tem na pecuária de corte uma das principais atividades. Atualmente, a cidade conta com um plantel de 838,9 mil cabeças de gado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Carlos Ivam Garcia, explica qual foi o fator que impulsionou a pecuária em Alta Floresta. "Após o declínio da indústria madeireira, a pecuária de corte tornou-se importante", explicou.
Em 2002, o município tinha um rebanho estimado em 657,9 mil cabeças de gado, que em 10 anos cresceu pouco mais de 47%. Hoje o agronegócio responde por 25% de todo Produto Interno Bruto (PIB) do município, girando R$ 144,963 milhões ao ano. A prestação de serviços lidera a geração de riquezas, concentrando 56%, seguida pela indústria, em 10%, segundo o Imea.
"A pecuária é importante, pois cerca de 95% do agronegócio do município estão concentrados na atividade. Alta Floresta possui três grandes plantas frigoríficas", observou o presidente do Sindicato Rural, William José Lima.
De acordo a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), somente em 2011 mais de 157 mil bovinos foram abatidos na cidade, o que equivale a 3,2% de todas as operações realizadas no estado.
ExpoAlta
A programação da feira prevê para esta terça-feira leilão de gado para cria, recria e engorda, rodeio e show nacional com a dupla Jads e Jadson. A agenda cultural inclui também show com Milionário e José Rico, que dividem o palco com Marcos Paulo e Marcelo na quarta-feira (23). Na quinta-feira (24) sobem ao palco Pedro Henrique e Fernando e, na sexta-feira (25), Ricco e Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário