MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Estiagem preocupa agricultores do norte do Ceará


Em Aracatiaçu, Sobral, norte do CE, chuva está bem abaixo da média.
Nos primeiros quatro meses do ano choveu apenas 190 milímetros.

Do Globo Rural

Na ponta da enxada está a prova de que a terra há muitos dias não vê água. O sol está forte e o milharal de Nilson Gomes começa a secar. A espiga não deve mais vingar, está pequena e quase sem grãos.
A água foi tão pouca, que em alguns plantios, as sementes até brotaram, mas não seguiram o crescimento. O feijão nem chegou a florar e o milho não passou dos 30 centímetros de altura, uma situação que deixa centenas de agricultores do município desolados.
De acordo com os últimos dados da Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará, no geral, todas as regiões do estado apresentam perdas na agricultura em média de 50%, mas em alguns pontos, os números são mais acentuados.
No Ceará, o Ministério da Integração Nacional instalou no último dia 2 de maio um comitê para acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações de apoio à população afetada.
Até o momento, o estado tem um município, Quixeramobim, reconhecido pela Defesa Civil como situação de emergência por causa da seca. Outros quatro entraram com pedido de reconhecimento e aguardam análise.
José Ferreira, coordenador da Fetraece, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará, fala sobre as principais necessidades dos agricultores no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário