MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estiagem causa prejuízo de R$ 100 milhões em Júlio de Castilhos, RS


Soja é o carro-chefe da agricultura no município do Centro do estado.
De 60 sacas esperadas, agricultora colheu apenas 16 neste ano.

Cristiane Silva Da RBS TV

Selo seca (Foto: Arte/RBS TV)
Em Júlio de Castilhos, na Região Central do Rio Grande do Sul, a estiagem causa um prejuízo que já chega a R$ 100 milhões, conforme informações da secretaria de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico. A colheita da soja, carro-chefe da agricultura do município, que tem cerca de 20 mil habitantes, ficou bem abaixo do esperado devido à falta de chuva desde os últimos meses do ano passado.
Na propriedade de Eli do Rosário, onde a expectativa da agricultora era colher 60 sacas do grão de soja por hectare, foi possível colher apenas 16. Com cerca de 60 anos de vida no campo, e já tendo passado por outros períodos difíceis na região, ela encontrou algumas saídas para minimizar os problemas. A água utilizada para lavar a roupa, por exemplo, é a mesma que o afilhado usa para o material da obra perto da propriedade. "E a água da louça vai para os porcos, ou então não sobra", conta.
É na base da economia que Dona Eli consegue cuidar dos 10 filhos com o que consegue lucrar com a produção de soja. Uma das filhas, Fátima do Rosário, seguiu o mesmo caminho. Decidiu ser agricultora e também tem sua propriedade, no mesmo município, onde também tem criação de vacas. Ela também sofre com os efeitos da estiagem.
Para conseguir água durante a semana, ela percorre o campo até uma sanga, que está prestes a secar. "Puxo água do poço e , nas quintas-feiras pela manhã, o caminhão (pipa) vem trazer água", relata. "Todas as noites peço para que Deus mande chuva para nós", diz Dona Eli.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva a partir desta quarta-feira (23) no Rio Grande do Sul. A precipitação deve chegar pela fronteira como Uruguai, onde cai com maior intensidade. Nas demais regiões, as pancadas devem se espalhar pelo estado, mas ainda não em quantidade suficiente para resolver o problema de quem sofre com a estiagem.
Os prognósticos meteorológicos indicam que em junho, julho e agosto as precipitações ficarão dentro do padrão climatológico em todas as regiões gaúchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário