MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estiagem afeta produção de peixe cultivado em Ajuricaba, RS


Apesar dos problemas, feira nacional começa nesta quinta (24).
Piscicultores relatam perdas de toneladas devido à falta de chuva.

Cristiane Silva Da RBS TV

Tanques em que os piscicultores produzem peixes em Ajuricaba (Foto: Cristiane Silva/RBS TV)Tanques em que os piscicultores produzem peixes em Ajuricaba (Foto: Cristiane Silva/RBS TV)
Selo seca (Foto: Arte/RBS TV)
Localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, Ajuricaba e é conhecida como 'terra do peixe cultivado'. Neste ano, porém, a falta de chuva fez com que a produção dos piscicultores fosse reduzida. No município, cerca de 7 mil habitantes vivem da agricultura e da piscicultura. Os peixes são criados em tanques para a comercialização. Com a estiagem, os trabalhadores tiveram que antecipar a despesca e as vendas.
Técnico agrícola que trabalha na secretaria da Agricultura de Ajuricaba, Rodrigo Camine estima que, de uma média de 800 toneladas de peixe produzidas em épocas normais, neste ano a queda foi de aproximadamente 30%. "Seriam cerca de 240 toneladas", diz ele.
Também técnico agrícola, Silmar Copetti lembra que, em 2011, o problema foi inverso, já que choveu acima do esperado. "Em março do ano passado sofremos com excesso. Em torno de três dias choveu entre 530 e 540 milímetros. A perda foi considerável".
A falta de água prejudica, também, o crescimento dos peixes que os produtores conseguem cultivar nos tanques. "O oxigênio diminui, e quando isso acontece os peixes comem menos e crescem menos", explica Rodrigo Camine.
O piscicultor Airton Cossetin, que tem propriedade em Ajuricaba, foi um dos que optou por antecipar a despesca para não correr o risco de ter mais perdas. "Eu não pude concluir a produção, antecipei a despesca e, com isso, produzi menos. Até poderia começar outro cultivo, mas faltou água e eu não pude nem terminar minha produção", lamenta. Em seus tanques, um total de 26, ele já produziu 12 mil peixes em boas temporadas. Neste ano, conseguiu apenas 4 mil.
A água que falta para a produção de peixes também não é suficiente para as atividades diárias das famílias. "Temos um poço de sete metros de profundidade que também secou. Não temos água para beber nem cozinhar, vamos buscar na cidade para trazer para o interior. Para lavar roupa e outras atividades, buscamos em um rio", conta o piscicultor.
Mesmo com os problemas enfrentados pelos produtores na região, a Feira Nacional do Peixe Cultivado (Fenape) está garantida. Tradicional em Ajuricaba, o evento vai até domingo (27), no Parque de Exposições. São realizados concursos gastronômico, do maior peixe vivo, além de shows e outras atrações.
Açudes estão com pouca água, o que também prejudica o crescimento dos peixes (Foto: Cristiane Silva/RBS TV)Açudes estão com pouca água no município (Foto: Cristiane Silva/RBS TV)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário