MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Estado do Rio registra 24 mortes por meningite em 2012


Desde o início do ano foram contabilizados 133 casos da doença no estado.
Casos aumentam no outono e inverno por causa dos ambientes fechados.

Do G1 RJ

O estado do Rio de Janeiro já registrou neste ano 133 casos de meningite meningocócica e 24 mortes em decorrência da doença. A informação foi divulgada, neste domingo (20), pela Secretaria estadual de Saúde. A equipe de Vigilância em Saúde do estado explica que durante o inverno e o outono aumentam os casos de meningite no estado, já que as baixas temperaturas e ambientes fechados são ideais para a proliferação de doenças infectocontagiosas.
“Neste período do ano observamos uma queda natural nos números de doenças como a dengue e um aumento das doenças respiratórias, como as meningites. É resultado da queda de temperatura e maior aglomeração de pessoas. Até o momento, no entanto, os dados não diferem dos anos anteriores e não observamos tendência de aumento”, adverte Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde.
Sintomas e prevenção da doença
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada principalmente por bactérias ou vírus. O tipo mais grave é a meningocócica. Os sintomas mais comuns da meningite são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos e rigidez no pescoço.
Ações simples, como lavar as mãos e manter os ambientes arejados, ajudam a evitar a disseminação da doença. A meningite pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos.
De acordo com os médicos da Secretaria estadual de Saúde, nem todas as pessoas que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la.
A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 2 anos e faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do Minitério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário