MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Embrapa incentiva plantio do feijão de variedades mais produtivas


Empresa retirou a taxa que ganhava pela pesquisa das sementes.
Royalty de 5% era cobrado nas variedades vendidas.

Do Globo Rural

A unidade da Embrapa que fica em Santo Antônio de Goiás, a 33 quilômetros de Goiânia, tem mais de 100 pesquisadores e analistas e há 38 anos trabalha para descobrir variedades de feijão mais produtivas, resistentes à pragas e doenças e recentemente, transgênicas.
Para ser considerada variedade com boa germinação, a semente precisa atingir índice acima de 80%. O feijão que passa no teste ainda vai para o plantio nos ensaios na própria Embrapa antes de ir para o campos de multiplicação.
O pesquisadores da Embrapa calculam que pelo simples fato de troca da semente, o produtor pode chegar a colher o dobro. Enquanto a média nacional é de 1.285 quilos por hectare, já tem gente colhendo acima de 3 mil quilos por hectare.
Para incentivar o uso de sementes selecionadas, a Embrapa resolveu retirar o royalty de 5% que cobrava nas variedades que vende. Com a mudança, agora, os agricultores que fazem contratos para multiplicar as sementes estão economizando em torno de R$ 500 por hectare.
Em Paraúna, oeste de Goiás, município com tradição em produzir feijão irrigado, há 2.500 hectares
de lavoura.
Celismar Martins Feitosa conta que é produtor de feijão há 10 anos e de quatro anos para cá, começou a usar sementes selecionadas. Os resultados impressionam. "A mudança foi bastante significativa. Nós produzimos 40 sacas por hectare, hoje estamos em 60/65 e buscamos produzir 80 sacas por hectare. A semente é o ponto inicial e mais importante".
Em Goiás, os produtores estão vendendo a saca de feijão carioca por R$ 200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário