MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dificuldades de brasileiros serão 'resolvidas', diz ministro espanhol


Ministro de Relações Exteriores da Espanha visitou o Brasil.
Ele assumiu 'compromisso' de melhorar entrada de brasileiros na Espanha.

Do G1, em Brasília

O ministro de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota (Foto: Mariana Zoccoli / G1)O ministro de Relações Exteriores e Cooperação
da Espanha, José Manuel García-Margallo, ao lado
do ministro das Relações Exteriores do Brasil,
Antônio Patriota (Foto: Mariana Zoccoli / G1)
O ministro de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, afirmou nesta quarta-feira (16) que seu país assumiu “compromisso, não uma promessa” de melhorar os trâmites de entrada de brasileiros na Espanha. O compromisso foi assumido nesta quarta em visita do ministro a Brasília, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota.
“Nossas equipes vão trabalhar a partir de agora para que essas dificuldades sejam resolvidas de forma imediata”, explicou García-Margallo. De acordo com a Embaixada da Espanha, é a primeira visita de García-Margallo do ministro ao Brasil. Ele ainda passará pelo Rio de Janeiro e São Paulo.
A partir de 2 de abril, o governo brasileiro adotou regras mais rígidas para a entrada de espanhois no país. Chamada de reciprocidade pelos diplomatas, a medida consiste em fazer as mesmas exigências que são feitas para a entrada de brasileiros na Espanha.
De acordo com Patriota, foram dadas instruções para que os problemas de entrada de brasileiros na Espanha e de espanhóis no Brasil sejam resolvidos na “máxima brevidade possível”. “A instrução política está dada e espero que as nossas equipes correspondam rapidamente a essas solicitações”, disse. Patriota também afirmou que “não se justifica a persistência dessa situação”.
“Nós reconhecemos a realidade, mas brasileiros que viajam para outros países não encontram dificuldades que encontram na Espanha”, explicou o ministro brasileiro ao referir-se sobre os problemas de entrada dos brasileiros do país espanhol.
Os diplomatas em coletiva de imprensa nesta quarta (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)Os diplomatas em coletiva de imprensa nesta quarta (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)
Turistas barrados
De acordo com a Polícia Federal, o número de turistas espanhóis barrados em aeroportos do Brasil cresceu após a adoção de regras mais duras para a entrada deles no país. A imigração brasileira barrou 31 espanhóis turistas entre os dias 2 – início da aplicação das novas regras – e 30 de abril deste ano. O número representa mais da metade dos acessos negados nos primeiros três meses do ano – foram 52.
Chamada de reciprocidade pelos diplomatas, a medida consiste em fazer as mesmas exigências que são feitas para a entrada de brasileiros na Espanha. Ainda segundo a PF, em 2009, 59 espanhóis foram impedidos de entrar no Brasil, enquanto em 2010 foram 61 e em 2011, 120.
Com a adoção das novas regras, turistas espanhóis precisam apresentar ao entrar no Brasil, além do passaporte, passagem de ida e volta, reserva do hotel ou carta-convite em caso de hospedagem em residência e cartão de crédito com a última fatura para comprovar que o turista tem, no mínimo, R$ 170 para gastar por dia de permanência. Caso a viagem seja a trabalho, os espanhóis devem apresentar comprovantes das atividades profissionais. Estas exigências são as mesmas para os brasileiros que precisam entrar na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário