MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Deputados querem ouvir Xuxa em comissão sobre abuso sexual


Depoimento da apresentadora estimularia denúncias, dizem parlamentares.
Convites podem ser votados na terça (29); aprovação não obriga ida.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara apresentaram nesta terça-feira (22) dois requerimentos para convidar a apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, para prestar depoimento ao colegiado. Em entrevista ao "Fantástico", veiculada no último domingo (20), a apresentadora revelou que foi vítima de abuso sexual até os 13 anos.
Os pedidos foram apresentados pelos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Liliam Sá (PSD-RJ), que argumentam que a presença de Xuxa na CPI amplificaria o debate sobre o assunto.

"Xuxa tem muita credibilidade. As pessoas acreditam no trabalho que ela faz e isso poderia abrir uma nova diretriz nas investigações", enfatizou Liliam, relatora da comissão.
Receosos de expor a imagem da apresentadora, integrantes da comissão propuseram que Xuxa fosse consultada sobre o convite antes de a proposta ser apreciada pelo colegiado. Com o aval da relatora, a votação dos requerimentos foi adiada para a próxima terça-feira (29). Se aprovados, não obrigam a apresentadora a comparecer.
"Se ela [Xuxa] aceitar vir ao Congresso para falar sobre os abusos que sofreu, estimularia as denúncias contra esse crime", argumentou Macris.
Procurada pelo G1, a assessoria da apresentadora não respondeu, até a última atualização desta reportagem, se ela aceitaria depor.

Entrevista
Na entrevista ao Fantástico, Xuxa afirmou ter sido abusada sexualmente "várias vezes" durante sua infância e pré-adolescência. Segundo a apresentadora, ela não relatou a violência aos pais por medo. Xuxa contou que o "melhor amigo" de seu pai e o namorado de sua avó teriam protagonizado os crimes. Além da dupla, um professor também a teria violentado.

"Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada", desabafou.

Criada em abril, a CPI também pode convidar a nadadora Joanna Maranhão a falar. A atleta admitiu recentemente ter sofrido abusos de um ex-treinador durante a infância. O caso inspirou lei, sancionada na semana passada, que estende a prescrição de crimes sexuais contra crianças.

Com a lei, a contagem de tempo para a prescrição (perda do direito de ação) só vai começar na data em que a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público não tenha antes aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário