MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curitiba tem 700 áreas particulares com potencial para reserva ambiental


ONG apoia financeiramente quem quer tornar terreno área de preservação.
Projeto tem soluções inovadoras para conservar áreas particulares.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Terezinha Vareschi transformou o terreno de 36 mil m² onde mora, que fica a 12 km do Centro de Curitiba, em área de preservação ambiental urbana. Segundo ela, a ideia surgiu ao ver que a área verde, antes abundante na região, estava começando a perder espaço para as grandes construções.

"A qualidade de vida que eu tenho aqui me traz saúde e, por acreditar tanto que preservar é essencial, para mim é um grande presente que vale muito mais que qualquer quantia que pudessem me ofertar por esta área", afirmou.

Terezinha faz parte do projeto Empreendedores da Conservação. São pessoas que pensam em soluções inovadoras para preservar a natureza em áreas particulares. Só na capital, mais de 700 propriedades particulares têm potencial para se tornarem reservas ambientais.

No Paraná, a ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) orienta quem deseja conservar. De acordo com o diretor da ONG, Clóvis Borges, a burocracia ainda é um entrave para se viabilizar a reserva urbana, mas aos poucos o cenário tende a mudar.

"Curitiba está evoluindo e o caso da Terezinha é um caso exemplar. O apoio que estamos concedendo a ela é justamente para expandir esta iniciativa que ela ainda é uma das poucas pessoas que faz. A ideia é justamente você conseguir fazer com que essas 700 áreas tenham chance de nos próximos anos ser implementadas", apontou Borges.

Os interessados em conservar áreas verdes em terrenos particulares podem buscar a Secretaria de Meio Ambiente do município e a ONG SPVS.

"A ONG dá suporte financeiro, que é a base do programa, mas quando estamos falando de Empreendedores de Conservação não falamos só do aspecto técnico, mas é a capacidade de replicação que está em questão. Nós vamos usar um pouco da nossa experiência, que já tem 30 anos, mas principalmente instigando estas pessoas para gerarem desdobramentos a partir de um projeto bom e que tem potencial de crescimento", explicou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário