MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Cooperativas respondem por 63% do mercado leiteiro em Mato Grosso


Estado é décimo colocado no ranking nacional de produção.
Por ano, produz 700 milhões de litros de leite, segundo estudo.

Do G1 MT

Produção de leite em Mato Grosso (Foto: Divulgação/Famato)Produção de leite em Mato Grosso ganha força.
(Foto: Divulgação/Famato)
As cooperativas de Mato Grosso foram responsáveis por 63% do leite produzido no estado em 2011, o que representa uma captação diária de 41,2 mil litros de leite. Já as empresas privadas ficaram com uma participação de 37% no mercado, produzindo diariamente mais 23 mil litros. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (18) pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e faz parte do Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso. O diagnóstico levou em consideração 380 produtores de leite que estão distribuídos em 23 indústrias e 10 cooperativas.
Mesmo com uma alta produtividade em relação às empresas, as cooperativas não trabalham com toda sua capacidade que é 54.931 litros/dia, deixando de usar 25 % de possibilidade de produção.
Os benefícios oferecidos aos produtores é a justicativa atribuida à valorização das cooperativas, mesmo sendo maior o valor pago pelas empresas, como analisa o Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT). "Em 2011, por exemplo, enquanto as indústrias pagavam R$ 0,69 o litro em média, as cooperativas pagavam R$ 0,67. Porém, a grande vantagem de se associar à cooperativa é a assistência técnica e também a divisão dos lucros ao final de cada ano", disse o presidente Alessandro Casado.

Atualmente o estado tem 16 cooperativas. Uma das mais antigas está localizada em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. A Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) está em atividade há 34 anos. Ela conta com 741 cooperados e capta em média 75 mil litros de leite diariamente. De acordo com o presidente da Comajul, Sebastião Reis, a cooperativa tem um peso importante na economia da cidade.
"A nossa cooperativa é a maior do sul do estado. Ela incrementa a renda dos produtores mensalmente. Ao longo dos anos conseguimos aumentar e melhorar nossas instalações. Nossa meta agora é aumentar a área de venda", complementou.
Além de captar leita, a cooperativa já atua na comercialização de produtos derivados do leite. "Fazemos leite de saquinho, doce de leite de requeijão e comercilizamos em outras cidade do estado", informou ao G1, Sebastião Reis.
Produtos
De acordo com o diagnóstico, 49% do leite captado é usado para a produção de muçarela. Outros 31% vão para o leite pasteurizado tipo C. Já para o leite longa vida é destinado apenas 6,19% da produção
Produção geral
Mato Grosso aparece em décimo lugar na produção nacional de leite com 700 milhões de litros, o que corresponde a 2,3% da produção nacional. Os três primeiros colocados são Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Ao todo, o estado possui 20,9 mil propriedades leiteiras que produzem em média 92,6 litros de leite por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário