MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Confinamento de gado deve diminuir pressão sobre pastagens em MT


Intenção de confinar gado aumentou em Mato Grosso, segundo Imea.
Pecuaristas devem encaminhar 14% a mais de animais.

Vívian Lessa Do G1 MT

Confinamento em Mato Grosso (Foto: Secom/MT)Confinamento em Mato Grosso deve ganhar força em
2012. (Foto: Secom/MT)
O aumento da intenção de confinamento de gado em Mato Grosso deve aliviar a pressão sobre as pastagens, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea). Criar gado confinado virou alternativa para manter a engorda do rebanho e a estiagem e as pragas foram responsáveis por diminuir a oferta de pasto. Neste mesmo cenário, o pecuarista mato-grossense resolveu investir no confinamento.
A previsão, segundo o Imea, é que o gado criado confinado deve chegar a 930 mil cabeças neste ano. O volume representa um crescimento de 14,3% em relação ao ano passado, quando 797 mil animais eram confinados.

De acordo com o analista Carlos Ivam Garcia, do Imea, a região oeste do estado se destaca com aumento de 32%. "O setor está otimista. O aumento da intenção de confinar pode resultar em uma maior oferta de gado na época da entressafra".
O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, concorda que a intenção de confinar é uma alternativa para diminuir a demanda sobre as pastagens. No entanto, ressalta que a medida não é uma das mais baratas para o bolso do pecuarista. "O confinamento é um negócio que se for mal planejado pode resultar em prejuízos".

Ele aponta que são gastos cerca de R$ 5 por dia para manter um animal confinado. Já o gasto para a renovação da pastagem não chega a R$ 3 por cabeça. "Esses números mostram que o confinamento não é a melhor maneira para driblar a crise nas pastagens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário