MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comerciantes de Curitiba dizem que furtos e roubos são frequentes


Padaria no bairro Cajuru foi assaltada 62 vezes; farmácia, no Boa Vista, 42.
Câmeras não inibem ladrões; um usa guarda-sol para não ser filmado

Do G1 PR com informações da RPC TV

Comerciantes de vários bairros de Curitiba reclamam da falta de segurança a que têm sido submetidos. Uma padaria, no bairro Cajuru, já foi assaltada 62 vezes. “Eles [ladrões] fazem as pessoas deitar no chão, tirarem tudo o que têm e no caixa eles entram bem violentos”, conta Marlene Laskoski, dona do estabelecimento.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em todo o Paraná, foram registrados mais de 200 mil roubos e furtos. Foram 568 ocorrências todos os dias. Devido à violência, as empresas começam a ter problemas para contratar novos funcionários. “Duas funcionárias saíram, ultimamente, por causa de assaltos. A última entrevista que eu fiz, a pessoa ficou com medo de pegar o serviço”, diz Siméia Sabeé, dona de uma farmácia em Curitiba.
Para inibir os assaltos, muitos comerciantes investiram na instalação de câmeras de segurança, mas elas não têm dado resultado. Imagens de uma loja de eletrônicos mostram o momento em que um casal furta um notebook da prateleira. O homem retira a proteção do equipamento e uma mulher coloca o computador na bolsa.
Em outra imagem, os ladrões engatinham para fazer o assalto. Um deles utiliza um guarda-sol para não se expor. Em uma farmácia, os assaltantes forçam o balcão para ter acesso ao cofre, que é arrombado com o auxílio de pés-de-cabra.
Julio de Marchi, dono de outra farmácia, no bairro Boa Vista, assaltada 42 vezes chegou a levar um tiro dos ladrões. No local, ainda há marcas de vários assaltos. Ele conta que já se cansou de registrar os boletins de ocorrência. “A gente se recuperou, mas fica o trauma e isso é difícil de apagar”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário