MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Collor quer convocar mulher de Gurgel para depor na CPI do Cachoeira


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Brasília - O senador Fernando Collor (PTB-AL) apresentou nesta segunda um requerimento para convocar a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio Marques para depor na CPI do Cachoeira. O pedido de Collor para trazer à comissão a mulher do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, baseia-se no depoimento que o delegado Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas, prestou na semana passada em sessão reservada da CPI.

Nele, o delegado disse que Cláudia, designada pelo marido para cuidar do caso, não encontrou indícios para pedir abertura de investigação contra parlamentares por envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira em 2009 no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, publicada nesta segunda, Cláudia disse que a decisão de segurar a apuração foi tomada à época em conjunto com Marques Sousa. Ela considerou que a decisão foi acertada pelo resultado que a Operação Monte Carlo teve, ao levar à prisão Cachoeira e mostrar indícios concretos da participação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e dois deputados com o contraventor.

"Não foi uma decisão minha. Foi nossa. Entendi que não tinha elementos na época para ir ao STF. Poderia ter conversas relevantes no aspecto político ou ético, mas não tinha crime. Decidimos que era conveniente esperar", afirmou ela, que disse estar à disposição para ir à CPI esclarecer sua participação. Ela atribuiu o questionamento feito por parlamentares à sua atuação a uma tentativa de desgastar seu marido às vésperas do julgamento do mensalão.

Collor afirmou no requerimento que é preciso elucidar o caso. "Além de melhor elucidar os aspectos que envolveram aquele inquérito, a subprocuradora pode dar maiores explicações acerca do modus operandi do processo na Procuradoria-Geral da República, inclusive os motivos que levaram a instituição a não tomar nenhuma providência quanto ao caso, já que não houve arquivamento, solicitação de novas diligências nem oferecimento de denúncia junto ao STF", disse.

Na tribuna do plenário nesta segunda, o senador do PTB disse que a atuação no episódio de Cláudia e de Gurgel foi "nebulosa". O parlamentar também apresentou pedido para que o ex-diretor-geral da PF Luiz Fernando Corrêa, chefe da polícia na época da Operação Vegas, fale à CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário