MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Clínica usa botox para recuperar pacientes com deficiência em MS


Substância usada para fins estéticos ajuda no desenvolvimento muscular.
Em clínica, tratamento com botox é custeado pelo Sistema Único de Saúde.

Do G1 MS

Uma substância muito usada em tratamentos de estética está ajudando na recuperação de pessoas com algum tipo de deficiência. O botox está sendo aplicado em um centro de reabilitação em Campo Grande.
A toxina butolínica, geralmente usada para tirar rugas e marcas de expressões faciais, tem sido aplicada para ajudar no desenvolvimento muscular. O paciente recebe o botox em um músculo, que fica relaxado devido à ação da toxina. Isso facilita na fisioterapia, a mobilidade melhora, os movimentos ficam mais abertos e a recuperação é mais rápida.
O tratamento é feito no Centro Especializado em Recuperação, administrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que atende em média 1,1 mil pessoas por mês e é referencia em Mato Grosso do Sul. São 45 funcionários, entre terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas, trabalhando para a recuperação total do paciente.
O uso do botox é um tratamento caro, mas as despesas são custeadas pelo Sistema Único de Saúde. "Depois da aplicação, nós fazemos todo o trabalho de reabilitação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente", diz Rodrigo Lucchesi, coordenador do centro especializado.
A menina Ana Vitória tem um problema cerebral e recebeu a toxina butolínica. Hoje, ela consegue retirar as peças de um brinquedo com precisão, coisa que não acontecia havia um mês, segundo a família. "Ela começou a andar melhor, o braço se movimenta melhor. Ela está mais disposta para fazer as atividades diárias", diz a mãe, Marli Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário