MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de maio de 2012

Cavalhadas acontecem neste final de semana em Santa Cruz, Goiás


Há 196 anos moradores encenam batalha entre cristãos e mouros na cidade.
Jovens se engajam no festejo popular e fortalecem a tradição popular.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Neste sábado (26) e domingo (27) acontecem as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás, município da região Sul do estado a 112 km da capital. Nessa época, os moradores da cidade revivem as batalhas entre mouros e cristãos. Uma tradição que completa 196 anos.
Em campo, os 24 cavaleiros repassam os atos que serão encenados durante as cavalhadas. O ritmo de preparação tem sido intenso. “A gente tem muita coisa para fazer [nas cavalhadas]. Largar os afazeres para trabalhar, correr. Só que nós gostamos e por isso participamos”, conta o cavaleiro Carlos Campos.

O mouro Ely Menegali Rodrigues participa das cavalhadas há mais de 20 anos. Para ele, é uma satisfação fazer parte da festa. “É um evento de tradição da minha família. Meu bisavô corria, meus avós corriam, meu tio corria. Então a gente sempre preserva essa cultura”, afirma.
Se depender do empenho das gerações mais jovens, esta festa popular persistirá por muito mais tempo. O cavaleiro Helder Alves dos Santos vai participar pela primeira vez. “É muita emoção. Estou seguindo a tradição do meu pai, que amava as cavalhadas. É só correndo para saber qual é a emoção do cavaleiro”, diz.
A encenação termina com o batismo dos mouros e a rendição deles ao catolicismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário