MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres no Pará


Na maioria dos casos, doença é diagnosticada em estágios avançados.
Reconstrução mamária ajuda na autoestima de mulheres com câncer.

Do G1 PA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é a neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil, cerca de 52.680 novos casos de câncer de mama devem ser registrados em todo o país, somente em 2012. No Pará, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de colo de útero. O INCA estima 740 novos casos deste tipo de câncer no Estado para este ano, sendo mais da metade destes registros só em Belém.
O impacto de um diagnóstico de câncer de mama é traumático para uma mulher, que corre o risco de perder a mama, símbolo de sua beleza e sexualidade. Além da angústia de ter uma doença envolta em muitos mitos, a mulher precisa lidar ainda com a sua autoestima. Essa realidade ainda é muito comum, mas começa a mudar com o avanço das novas tecnologias para diagnóstico e tratamento do câncer, as novas terapêuticas e, com informação.
As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, principalmente porque na maioria dos casos a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Segundo o Dr. Guilherme Novita, mastologista, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve recentemente em Belém participando do I Simpósio de Oncologia do Hospital Saúde da Mulher, a doença é silenciosa, sendo detectada apenas por mamografia. Segundo o médico, sintoma mais frequente é o nódulo de mama, principalmente em mulheres com mais de 40 anos. Ele afirma que a detecção precoce do câncer de mama é a melhor arma no combate ao câncer de mama.
Reconstrução mamária
Após o diagnóstico e a identificação do tumor, a paciente pode ser submetida à tratamento cirúrgico. Em geral, quando a doença é diagnosticada tardiamente, as mulheres com tumores avançados são submetidas à mastectomia, uma cirurgia que retira toda a glândula mamária para o tratamento do câncer. Nos casos de tumores em estágio inicial, a cirurgia conservadora da mama é sempre a opção mais utilizada.
Em alguns casos de mastectomia, os médicos podem avaliar a possibilidade de fazer a reconstrução da mama. A cautela existe porque a reconstrução mamária aumenta a complexidade e o tempo de cirurgia, o que acresce o risco de complicações.
A cirurgia de reconstrução mamária pode ser feita com tecidos da própria paciente ou tecidos artificiais, os implantes. Para o mastologista, a escolha da melhor reconstrução depende de cada caso e deve ser feita individualmente.
O resultado dessa cirurgia tem reflexos físicos e psicológicos nas pacientes. Segundo o Dr. Guilherme Novita, as mulheres que passam pela reconstrução apresentam melhor resultado psicológico.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres realizem uma mamografia anual a partir dos 40 anos ou a partir dos 35 anos, quando pertencente ao grupo de alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário