MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Caminhoneiros fazem teste de Aids e síflis de graça no Porto de Paranaguá


A expectativa é que cinco mil pessoas façam o teste; resultado sai em 20 min.
Caminhoneiro recebe apoio psicológico caso resultado dê positivo.

Do G1 PR
Para realizar o exame, é retirada uma gota de sangue do dedo  (Foto: Divulgação/ Sesa)Para realizar o exame, é retirada uma gota de
sangue do dedo (Foto: Divulgação/ Sesa)
Termina nesta quinta-feira (10), a mobilização que oferece gratuitamente testes rápidos para o diagnóstico de Aids e sífilis. A ação é voltada para os caminhoneiros que passam pelo Porto de Paranaguá, no litoral do estado e começou na segunda-feira (7).  O "Fique Sabendo" ocorre simultaneamente à 16ª ExpoSafra - Feira do Caminhoneiro.
O resultado do teste sai em 20 minutos e utiliza somente uma gota de sangue do dedo. O exame é realizado das 15h às 21h. Desde o início da feira, foram, em média, 130 exames por dia. A Secretaria de Saúde do Paraná espera que mais de cinco mil pessoas passem pelo evento e façam o exame, inclusive, familiares de caminhoneiros e demais visitantes.

Caso o diagnóstico dê positivo, o motorista recebe auxílio psicológico de uma equipe especializada. Para o superintendente de Vigilância em Saúde no Paraná, Sezifredo Paz, esta ação deverá ser levada a outros grandes eventos pela importância em se difundir o conhecimento sobre a AIDS.
"Como o caminhoneiro faz parte do grupo de risco, é muito importante que se faça o teste rápido. Caso dê positivo, ele recebe o apoio e, o mais importante, já é encaminhado para o tratamento", afirmou o superintendente. Segundo Paz, neste ano, algumas pessoas foram identificadas com o vírus e em seguida receberam o cuidado.
Desde quando a AIDS foi descoberta no estado, 27.200 pessoas foram diagnosticadas com a doença. O litoral é a região onde mais se registra casos. Em 2010, foram 33,91 novos casos por 100 mil habitantes. Em números absolutos, a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá confirmou 94 novas ocorrências da doença.

Gripe, febre amarela e hepatite B
As pessoas podem ainda receber vacinas dupla bacteriana, tríplice viral e contra a gripe, hepatite B, febre amarela e medir pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário