MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Boi: JBS possui 37% do mercado de abate de MS


Agencia Estado
São Paulo, 21 - O grupo JBS, considerando as cinco unidades em operação e excluindo duas fechadas, detém 37% do mercado de abate no Estado de Mato Grosso do Sul. Incluindo as duas unidades a serem adquiridas do Independência - uma em Campo Grande e outra em Nova Andradina, ainda em aprovação por credores do frigorífico -, esse porcentual passará para 46%. Os dados são da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com base em dados coletados junto à Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) e divulgados hoje durante a reunião da Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura de Corte do Estado.
Na pesquisa, Mato Grosso do Sul possui 35 unidades frigoríficas com SIF (Sistema de Inspeção Federal) para abate de bovinos, sendo 25 em operação, em 19 municípios, com quatro localizados somente na capital. Depois da JBS, aparecem Grupo Marfrig, com participação de 11%, Navi Carnes, com 7%, e o Grupo Minerva, com 5%. Os demais frigoríficos (15 unidades) respondem juntos por 40%.
As unidades frigoríficas com SIF são responsáveis por 95% de todo o abate realizado no Estado. "Essa pesquisa visa a dar suporte às discussões em torno da concentração na indústria de frigoríficos e subsidiar os produtores rurais, sindicatos rurais, governo e agentes de interesse, com informações reais para avaliação do cenário observado, de modo a contribuir para tomada de decisões do setor", explicou a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas, em nota.
A capacidade de abate dos frigoríficos em operação é de até 16,4 mil cabeças de bovinos por dia, porém o porcentual de abate é de 81%, com o total de 13,2 mil, o que representa uma ociosidade de 19%. As unidades de maior porte, com abate diário acima de mil cabeças, pertencem ao Grupo JBS, com unidades em Campo Grande, Naviraí, e ao Marfrig de Bataguassú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário