MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de maio de 2012

Ativistas do Greenpeace retomam protesto no Porto do Itaqui, no MA


Protesto contra carregamento de ferro gusa havia sido suspenso na quinta. Eles alegam que não houve avanços nas conversas com o governo.

Zeca Soares Do G1 MA

Ativistas do Greenpeace voltaram a bloquear neste sábado (26), o navio Clipper Hope, que carregaria 31 mil toneladas ferro gusa no Porto do Itaqui, em São Luís. Segundo o Greenpeace, o protesto é uma ação contra a cadeia de produção do ferro gusa que deixa um rastro de destruição e ilegalidades na Amazônia. Eles alegam que não houve avanços nas conversas com o governo e a indústria.
Na quinta-feira (24), os ativistas haviam anunciado a suspensão do protesto iniciado há 12 dias no navio Clipper Hope, ancorado na baía de São Marcos.
Os protestos contra o desmatamento, invasão de terras indígenas e trabalho escravo, ligados à produção de ferro gusa tiveram início no dia 14 de maio. Na mesma data, o Greenpeace divulgou o relatório “Carvoaria Amazônia”, documento mostra como a produção de carvão vegetal na região de Carajás está associada à extração ilegal de madeira, uso de trabalho análogo ao escravo e invasão de terras indígenas. O estudo revelou ainda que o carvão, elemento fundamental na produção de ferro gusa, é principalmente exportado para os Estados Unidos, onde vira aço para a produção de veículos por grandes montadoras.

Após denúncias de ilegalidades no setor, a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara convocou a reunião com representantes do governo e da indústria do gusa. No Maranhão, o Greenpeace protocolou uma denúncia no Ministério Público Federal do estado que abrirá uma investigação sobre os indícios apontados no relatório
Para combater a situação, a Ong pede que empresas que consomem carvão vegetal da Amazônia para produzir gusa tenham um sistema de rastreamento de fornecedoresque garanta que carvoarias que cometem crimes ambientais e trabalhistas fiquem de fora da cadeia de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário