MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Arcebispo é solicitado para mediar fim de greve entre professores e governo


Dom Murilo Krieger marcou duas reuniões distintas nesta quinta-feira (10).
Ele irá entender realidade de cada parte antes de negociar fim de greve.

Do G1 BA
Dom Murilo Krieger (Foto: Reprodução/TV Bahia)Dom Murilo Krieger terá reuniões com envolvidos
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger se reúne com representantes do governo do estado e dos professores da rede estadual de ensino nesta quinta-feira (10), confirma a assessoria de imprensa do religioso.
O intuito é tentar mediar acordo entre a categoria e o governo do estado para finalizar a greve na educação baiana que se estende há 30 dias e atinge mais de um milhão de alunos na capital e no interior.
Segundo a assessoria de imprensa do arcebispo, as partes que procuraram Dom Murilo para tentar que ele intermedeie o impasse grevista. Serão dois encontros distintos, um com o estado e outro com o professores, com o objetivo inicial de compreender as respectivas realidade.
Às 12h, a liderança católica recebe o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na casa episcopal, situada no bairro Federação. Já as 17h, está marcado a reunião na Cúria Metropolitana, situado no Garcia, com Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). Durante a manhã, no entanto, professores grevistas fazem assembleia para decidir se a ação continua ou não.
Já chega a um mês a greve dos profissionais da educação da Bahia, que pedem reajuste de 22,22% para todos os níveis da categoria. O governo, no entanto, afirma que irá seguir o projeto que enviou e foi aprovado pela Assembleia Legislativa: reajuste de 6,5% para todos os professores (assim como para os servidores estaduais) e 22% apenas para aqueles que dão aulas no ensino médio. A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o ponto dos grevistas foi cortado.
QualidadeOs professoes da rede estadual de ensino entendem que há como repor as aulas suspensas pela greve da categoria, mas dizem que o importante a se discutir é a qualidade da educação no estado. "Se não tiver qualidade, a gente não chega em lugar nenhum", pontua a professora Silvana Santos.
A professora Graciene Nunes é uma das que também compartilham dessa opinião. "Os 200 dias letivos hoje existem, mas eu sou de uma época em que tinham 180 dias letivos. Nós sabemos muito bem que, quando nós retornarmos, se tivermos o tempo hábil necessário faremos um novo planejamento de todos os programas e conteúdo e isso [prejuízo] pode ser vencido", avalia.
A colega Zenaide Barbosa acredita que, além do conteúdo disciplinar, é importante ampliar o entendimento sobre o contexto social repassado ao alunado. "Eles têm de ter visão geral de cidadania, política e isso nós podemos repor. Eu trabalho em uma escola que tem educação profissional e nós não temos nada. Vamos formar meninos agora sem estágio, biblioteca, não tem a mínima condição. Então nós lutamos pelo reajuste salarial, mas também pela qualidade da educação. Essa educação conteudística é do século passado", opina.
Prejuízos
Os alunos da rede pública da Bahia, por outro lado, acreditam que sofrerão prejuízos diretos com a suspensão das aulas. (Veja no vídeo ao lado).  "Fico em casa sem fazer nada, na internet, indo para a rua, pensando besteira. Por exemplo, quando eu estava estudando ficava menos tempo na internet", afirma Nathália Raíssa, da 7ª série. Danielle de Santana, aluna da 8° série, acredita que o conteúdo não será repassado com a mesma rotina quando ocorrer o retorno das aulas. "Os professores vão acelerar demais, pular muitas coisas", afirma.

Lorena Guimarães, aluna do 3° ano do ensino médio, quer prestar vestibular para biomedicina e estima prejuízo principalmente na disciplina que considera mais importante no processo seletivo, matemática. "Sem o estímulo dos professores fica meio difícil aprender tudo o que eu preciso. No Enem, tem ainda redação, português, fica difícil para a gente aprender sem eles, sem os professores. Não tem como recuperar, mesmo com o calendário de reposição, porque no fim de semana, em casa, estudando, fica difícil, a gente fica disperso", avalia.
Movimento grevistaA categoria realizou um café-da-manhã coletivo na segunda-feira (7) com frutas e mingau, em Salvador. Os professores aguardam um parecer do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que deve julgar um mandado de segurança em que a categoria pede o pagamento dos salários do mês de abril. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), os cortes na folha vão de 30 a 100%.
Os professores disseram que encaminharam ao Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, uma carta aberta relatando a greve na Bahia. O documento também foi entregue ao Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, convidado a intermediar as negociações junto ao governo do estado.
Na quinta-feira (3), os professores se reuniram na Praça da Piedade, em Salvador, e realizaram a "Feira da Sobrevivência", com 15 barracas que vendiam frutas, legumes e verduras doados por feirantes de São Joaquim.
Reivindicações
Os professores querem reajuste de 22,22% no piso nacional. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.
A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o ponto dos grevistas foi cortado. O departamento jurídico do sindicato da categoria (APLB) deu entrada em uma ação com pedido de liminar à Justiça na tentativa de derrubar a ordem que impõe multa diária de R$ 50 mil até encerramento da greve. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Rui Oliveira, com o corte dos salários, os professores não vão repor as aulas perdidas durante a paralisação. O Ministério Público fez uma reunião no dia 24 de abril e se colocou à disposição para mediar o impasse entre a categoria e o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário