MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Após vazamento de ácido, Porto de Salvador volta a funcionar, diz Codeba


Fumaça foi contida após vazamento de produto químico, na noite de sexta.
Acidente não deixou feridos. Profissionais estudam causas do acidente.

Do G1 BA

O Porto de Salvador voltou a funcionar por volta das 9h30 deste sábado (5), após o vazamento de produto químico ocorrido na noite de sexta-feira (4), segundo as informações da assessoria de imprensa. Desde a madrugada, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) realiza o procedimento de limpeza do Porto. De acordo com o órgão, não há mais fumaça saindo do contêiner que transportava grande quantidade de ácido tricloroisocianúrico, material usado na fabricação de produtos de limpeza.
Ainda de acordo com as informações, nesta manhã acontece o procedimento de retirada do produto que vazou, assim como a higienização dos galpões. O acidente não deixou feridos. Segundo a Codeba, o local foi evacuado após o início do problema e nesta manhã não representa mais riscos.
A assessoria também informou que uma equipe formada por profissionais da brigada de emergência e do SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) está reunida esta manhã para estudar as causas do acidente, bem como para definir o tempo necessário para concluir a perícia.
Trânsito
De acordo com a Transalvador, o procedimento de limpeza e retirada do produto químico do Porto têm causado um grande congestionamento em diversas vias da capital. Segundo o órgão, após o isolamento da área, e da retirada dos caminhões e carros que estavam no interior do local, uma fila tripla de caminhões se formou na região da Calçada, gerando um congestionamento que atinge grande parte da Cidade Baixa, como a Avenida da França, o bairro dos Mares, a Avenida Suburbana, o Largo do Tanque e a Avenida San Martins.
Ainda segundo o órgão, motoristas informaram que um percurso entre os Mares e a Calçada, que em dias normais é feito em cerca de cinco minutos, está sendo realizado em até 40 minutos, por conta dos problemas no Porto da capital. O órgão de trânsito pede aos motoristas que evitem fazer trajetos que incluam as vias citadas.
O caso
A Polícia Civil informou que um vazamento químico, por volta de 22h de sexta-feira (4), provocou grande vapor na área da Codeba, região portuária de Salvador, no bairro do Comércio. O acidente forçou o esvaziamento do complexo.
Segundo um funcionário do Porto de Salvador, que prefere não se identificar e que estava trabalhando no momento do acidente, a sirene de toque de fuga foi acionada e funcionários tiveram que sair do complexo.
De acordo com a Central de Polícia, a causa do acidente ainda não foi informada. O vapor provocado pelo vazamento ainda não foi contido. De acordo com a assessoria de imprensa do terminal de contêiner, cerca de 50 pessoas estavam trabalhando no local no momento do acidente.
Os funcionários detectaram o vazamento, isolaram a carga e uma equipe de segurança fechou a área afetada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local para conter o vapor, com previsão de término do trabalho ao longo da madrugada.
vazamento no porto de salvador (Foto: Reprodução/G1)Imagem do vazamento de ácido tricloroisocianúrico. (Foto: Reprodução/G1)
A carga está em um pátio do terminal em uma área isolada e por medida de segurança o terminal está interditado.
Ácido tricloroisocianúrico
A assessoria de imprensa da Codeba informou que a carga estava disposta em um contêiner abandonado desde 2010. Após ser comprada em leilão realizado pela Receita Federal, a carga começou a ser retirada na quarta-feira (2). O contêiner onde o vazamento acontece não tinha sido manipulado, explicou a assessoria.

Dentro desse contêiner está guardada uma grande quantidade de ácido tricloroisocianúrico, utilizado para fabricação de produtos de limpeza. Em contato com o oxigênio, o vapor de coloração branca e odor de água sanitária pode ser confundido com fumaça. Se for inalado diretamente pode causar irritação e dificuldade respiratória. O produto não é inflamável, mas pode causar fogo em contato com combustíveis.

Danos Ambientais
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Codeba, por conta do vento o gás está sendo direcionado para o mar da Baía de Todos os Santos. Não há dano ambiental, informou a assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário