MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Agricultores do ES reclamam da queda acentuada no preço do mamão


O valor que eles estão recebendo é insuficiente para cobrir os custos.
Excesso de produção motiva queda dos preços.

Do Globo Rural

Paulo Bobbio é um pequeno produtor de mamão. Ele trabalha há oito anos com a variedade papaia e tem uma área plantada de 26 hectares em uma fazenda em Sooretama, norte do Espírito Santo.
Por mês, Paulo chega a colher 200 toneladas do fruto, a mesma produção do ano passado, só que o preço do quilo do mamão está muito baixo.
A fruta está sendo vendida por R$ 0,40 e preocupa o produtor. Hoje, 14 funcionários cuidam da lavoura, mas se o valor de mercado não melhorar, Paulo vai precisar cortar gastos.
É normal o preço do mamão oscilar, só que nos últimos meses, o sobe e desce dos preços tem surpreendido os produtores. De janeiro a abril deste ano, o quilo da fruta estava sendo vendido por R$ 2, mas agora o preço voltou a cair e bem mais que o esperado.
A boa notícia para os produtores é que esse período de preços baixos não deve durar muito tempo. De acordo com a Associação dos Exportadores de Papaia, o tempo quente, nos primeiros meses do ano, fez a produção aumentar. Com o excesso de oferta, o preço caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário