MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vendas de carros na Europa vão cair para 13 milhões, diz Fiat


CEO do grupo, Sergio Marchionne, espera recuperação para fim do ano.
Grupo espera para 2012 lucro líquido de 1,2 bilhão a 1,5 bilhão de euros.

Do G1, com informações da Reuters

CEO do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, apresenta o Panda (Foto: Andrea Baldo/AFP)CEO do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, teme futuro
da Europa e abraça a Chrysler, nos EUA
(Foto: Andrea Baldo/AFP)
As vendas de carros na Europa vão cair para 13 milhões de unidades neste ano, de acordo com a Fiat. O chefe-executivo do grupo italiano, Sergio Marchionne, disse nesta quarta-feira (4) que uam possível recuperação só comecará a ser sentida no final do ano.
As vendas de carros novos na Europa caíram em dezembro 5,8%, para 1,06 milhão de unidades, e fecharam o ano em 13,8 milhões, queda de 1,4% na comparação com 2010. Em 2007, antes do início da crise financeira, foram vendidos quase 16 milhões de carros. Os dados são da associação dos fabricantes de veículos da Europa (Acea).
O mercado europeu de carros está lutando contra a falta de confiança do consumidor na economia da região e os temores sobre os preços elevados do petróleo. Ao mesmo tempo, as montadoras enfrentam concorrência predatória de preços o que as pressiona a reduzir as margens de lucro.
"Para 2012, as expectativas do mercado na Europa não são animadores", disse Marchionne, que também dirige a Chrysler, durante reunião de acionistas, em Turim, na Itália.
Marchionne já havia dado uma perspectiva sombria para o mercado italiano, onde em 2012 as vendas deverão cair para 1,5 milhão de unidades, depois de o pior mês de março desde 1980.
1,2 bilhão de euros em lucro
O CEO confirmou as metas do grupo para 2012, que espera um lucro líquido entre 1,2 bilhão e 1,5 bilhão de euros em 2012, com faturamento superior a 77 bilhões de euros, graças à força permanente de suas operações nos Estados Unidos e na América Latina.
As vendas de carros foram estimadas entre 4,1 milhão e 4,4 milhões em 2012, contra 4 milhões de unidades vendidas em 2011.
Marchionne disse que o grupo deverá avaliar o impacto da crise europeia no seu plano de negócios para 2014, quando ele libera resultados do terceiro trimestre no final deste ano.
O executivo defendeu a sua estratégia de mudança de foco do grupo para os Estados Unidos - que, graças à participação da Fiat na Chrysler de 58,5% por cento, tornou-se o principal gerador de lucro para a empresa combinada — e de rápido crescimento na América Latina.
"Esta foi a única maneira de preservar o futuro da Fiat", disse ele. "Não faz mais sentido falar sobre a Fiat como uma empresa italiana ou europeia."
O Grupo Chrysler é a terceira principal montadora dos Estados Unidos. Ela registrou aumento de 34% nas vendas de carros em março, mostrando cresicmento contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário