MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Técnicos recebem treinamento sobre leishmaniose


Curso atualiza profissionais na identificação do inseto Díptera.
Inseto é transmissor da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

Do G1 MA

Técnicos de entomologia recebem treinamento sobre leishimaniose (Foto: Divulgação)Técnicos de entomologia recebem treinamento
sobre leishimaniose (Foto: Divulgação)
Técnicos de entomologia (ciência que estuda os insetos) das 18 Unidades Regionais de Saúde estão participando de um curso de atualização de conhecimentos na identificação do inseto Díptera, que transmite a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

O treinamento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e acontece até sexta-feira (13), na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no bairro da Jordoa.
O treinamento será feito com aulas teóricas e práticas (captura do flebotomíneos). O Entomologista da SES, Elizaldo Costa, explicou que as armadilhas para captura dos animais serão colocadas nos ambientes intradomiciliar (dentro da casa), peridomiciliar (áreas externas) e extradomiciliar (mata). "Queremos conhecer as espécies existentes e quais os vetores que transmitem a doença", disse ele.
Os estudos serão feitos nos pólos de Governador Nunes Freire, Barreirinhas e Chapadinha; Caxias e Codó; Colinas e São Domingos do Maranhão, Barra do Corda e Senador La Rocque, Itinga e Santa Luzia.
Sobre a doença
A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É transmitida ao homem pela picada das fêmeas de flebotomíneos infectadas. O SUS oferece tratamento específico e gratuito da doença, feito com uso de medicamentos à base de antimônio, repouso e uma boa alimentação.
A LTA é transmitida por animais silvestres (roedores, cão, preguiça, tamanduá, gambá, mão pelada) e peridomésticos (cão e roedores) através de vetores flebotomíneos hematófagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário