MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Semana Santa incrementa venda de tilápia em Sobral, norte do CE


Criadores estão aproveitando a Semana Santa para faturar mais.
As vendas aumentaram e trabalho não falta.

Do Globo Rural

Alberto Fernandes é criador de peixes e presidente da Associação dos Criadores de Jaibaras, distrito de Sobral, município que fica no norte do Ceará. Ele conta que hoje existem na região 150 gaiolas que criam tilápias no açude Aires de Sousa.
No início do projeto, o município entrou com as gaiolas e os alevinos e os pescadores, com a mão de obra. Agora, eles fazem tudo sozinhos e dividem trabalhos e lucros.
No total, 500 pessoas trabalham na cadeia da tilápia: desde o manejo nas gaiolas, até o trato com o peixe. Lúcia Herbênia conta que consegue uma renda extra trabalhando na beira do açude. "Agora eu ganho uns trocados e levo peixe para casa para meus filhos comerem".
A produção média de tilápia chega a 25 toneladas por mês. Por dia, as duas associações chegam a vender mil quilos de peixe a R$ 5 o quilo. O mercado é garantido.
O vendedor Ronaldo Moura compra boa parte da produção da associação e por causa da Semana Santa, as vendas dobraram: passaram de 50 para 100 quilos por dia.
Para aumentar os ganhos com a venda direta dos peixes, a Associação dos Criadores investiu em novos equipamentos. Um caminhão frigorífico equipado vende o produto fresquinho diretamente das associações para a cidade.
O representante da associação São Domingos, Raimundo Nonato Lima Silva, fala sobre a mudança no bolso com a venda direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário