MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seca que atinge o Rio Grande do Sul prejudica abastecimento de água

Em muitas comunidades falta água para os animais e para uso doméstico.
Água de caminhões-pipa não tem sido suficiente para a pecuária.

Do Globo Rural

O poço artesiano que abastecia uma agroindústria em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, secou. Para manter a produção de 250 quilos de queijo por semana, é preciso contar com a água de caminhões-pipa.
A 60 quilômetros, em Marcelino Ramos, agricultores também sofrem com os poços que secaram, mas o abastecimento feito com caminhões-pipa não é suficiente.
O jeito está sendo contar com a solidariedade. Os agricultores buscam água em poços que ainda não secaram e ficam em comunidades vizinhas. O transporte é feito em caminhões improvisados.
Quando um produtor termina de abastecer os toneis, logo vem outro. O agricultor Pedro Costenaro mora ao lado da fonte de água e conta que não se importa de ajudar os outros agricultores.
A prefeitura de Marcelino Ramos prorrogou o decreto de situação de emergência por causa da seca. O objetivo é conseguir mais recursos para a perfuração de poços artesianos.
No Paraná, o volume de chuva também está abaixo da média para o mês. Até agora, no mês de abril, o volume acumulado é de 50 milímetros, abaixo da média para o período, que é de cerca de 100 milímetros. Apesar disso, os produtores da região conseguiram realizar 100% do plantio do milho safrinha, que é muito importante no estado, e este ano teve um aumento de 11% da área plantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário