MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Seca coloca em risco safra de feijão do Ceará


Pequenos agricultores já estão muito preocupados.
Eles temem a falta do grão para vender e para consumo próprio.

Do Globo Rural

Sol a pino e tempo seco são características que não combinam com este período do ano, no Ceará.
Março e abril são os principais meses da quadra chuvosa no estado e chuva é justamente o que os agricultores precisam para não perder a plantação de feijão.
O que os agricultores de Canindé, no sertão do Ceará, estão vivendo é o fenômeno chamado "veranico", que corresponde a estiagem e altas temperaturas em plena estação chuvosa.
De uma propriedade de um hectare e meio sai o sustento de oito famílias. Parte do feijão caupi colhido vai para a mesa dos agricultores, o restante é comercializado, mas está difícil pensar no lucro se a colheita ainda nem está garantida.
Na colheita do ano passado, Antônio da Costa juntou mais de 300 litros de feijão, que deu para sustentar a família inteira por um ano. Agora, se continuar sem chuva, vai ficar difícil garantir o feijão na mesa.
A esposa, Francisca, aproveita o que resta da safra passada para fazer o almoço e conta que não quer nem pensar como vai ser quando o estoque acabar.
Segundo a Ematerce, a Empresa de Assistência Técnica do Ceará, as lavouras de feijão já acumulam perdas de 45% até agora por conta da seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário