MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de abril de 2012

Seca afeta criação de peixes de cativeiro no sudoeste da Bahia


Integrantes de associação explicam que produção caiu pela metade.
Na Bahia, 210 cidades têm situação de emergência reconhecida por União.

Do G1 BA, com informações da TV Sudoeste

A produção de peixe de cativeiro na região sudoeste da Bahia tem caído pela metada por conta da seca no estado, que já atinge 210 cidades, de acordo com a Associação dos Criadores de Tilápia.
A Associação está localizada em um dos braços do rio Gavião, parte da barragem de Caraíbas, que está nove metros abaixo do nível normal. Por conta da água escassa, as gaiolas já foram mudadas de lugar diversas vezes por conta da água escassa. "O rio era muito cheio, com seis meses nós tirávamos aqui peixes de 1,5 kg, 2kg. Agora, com oito meses, é perixe de 1 kg, 700 g", diz o criador José Nóbio.
O rio Gavião é conhecido no local pelo potencial de criação de peixe. Em uma das propriedades, que possui 22 gaiolas, também conhecida como tanques-rede, com 33 mil peixes. De lá saem 500 kg de tilápia por semana.
GadosEm Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, os animais estão morrendo de sede e por isso os pecuaristas estão vendendo gado abaixo do preço. Na zona rural começa a faltar água para as pessoas beberem. Foi decretado estado de emergência no município pela terceira vez consecutiva.
O agricultor Esdras Figueiredo mora na comunidade no distrito de Bonfim de Feira, zona rural de Feira de Santana. Na localidade o agricultor plantou de tudo um pouco, mas sem chuvas não há expectativa de boas colheitas. “A situação é bastante difícil”, ele conta. Ele diz ainda que, se perder tudo o que plantou, ele e a família podem passar fome. “Não tem como buscar alimentação”, garante o agricultor.
A situação tem se agravado no município nas últimas semanas. A última chuva forte aconteceu em outubro de 2011. Em janeiro choveu 110 milímetros dentro da média. Este mês choveu três milímetros. Com isso as plantações estão se perdendo. Os reservatórios estão secando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário