MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sapateiro que atua há meio século no Centro de Cuiabá mantém vida pacata


Apesar da cidade ter crescido, comerciante atua do mesmo modo de antes.
As vendas são anotadas por seu Isidoro em um caderno.

Pollyana Araújo Do G1 MT

Caixa registradora ainda é usada por seu Isidoro. (Foto: Tita Mara Teixeira/ G1)Caixa registradora adquirida no início do comércio ainda é usada por seu Isidoro. (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)
Cuiabá cresceu muito nos últimos anos, mas para alguns moradores a cidade continua a mesma. Esse é o caso do comerciante Isidoro Soares Magalhães, de 80 anos. Ele tem uma sapataria no Centro da capital há mais de 50 anos e mantém a mesma rotina de vida e de trabalho, independentemente das mudanças que acontecem à sua volta.
Em comemoração ao aniversário de 293 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril, o site G1 Mato Grosso preparou uma série de reportagens especiais. As matérias sobre curiosidades da capital, fatos históricos que marcaram Cuiabá e também sobre o futuro da cidade serão publicadas desta quinta-feira até domingo, quando a cidade celebra o aniversário.
Para Isidoro, a cidade cresceu de forma lenta. "Quando chegou a 100 mil habitantes foi um estouro", recordou seu Isidoro. Em sua loja simples, ele possui algumas relíquias, como, por exemplo, uma caixa registradora que funciona até hoje. No início, ele conta que fabricava os sapatos para vender na sapataria, mas com o passar dos anos devido à saúde frágil decidiu somente revender sapatos que, segundo ele, são de couro e adquiridos com exclusividade de fabricantes antigos.
Apesar das mãos trêmulas, o comerciante faz questão de enfatizar que continua atendendo a clientela com o mesmo cuidado e gentileza de sempre. “Procuro sempre atender bem os clientes. Todos que chegam aqui são bem atendidos”, disse o cuiabano ao frisar que nunca pensou em deixar o estabelecimento e mudar de ramo.
Seu Isodoro já tem 80 anos, mas se recusa a parar de trabalhar. (Foto: Tita Mara Teixeira/ G1)Seu Isidoro já tem 80 anos, mas se recusa a parar
de trabalhar. (Foto: Tita Mara Teixeira/ G1)
Como ele sabe que para lidar com dinheiro é preciso ter boa memória, seu Isidoro faz questão de anotar todas as vendas, algumas a prazo, em um caderno. “Isso é para não esquecer, nem ninguém duvidar”, brincou. Ele lembra que na época pagou 1.500 cruzeiros pelo imóvel comercial que possui 34 metros quadrados. Deu uma entrada e mais 10 parcelas.
Antes de adquirir o próprio imóvel, Isidoro tinha uma fábrica de sapatos que funcionava nos fundos de uma casa alugada, até que comprou o terreno na Rua Campo Grande, onde permanece até hoje. No estabelecimento, ele comercializa sapatos femininos e masculinos.
O ofício do comerciante, no entanto, não foi seguido pelos três filhos. Apenas um neto dele de 15 anos o ajuda atualmente na venda dos sapatos no período em que não está na escola. De acordo com Isidoro, o gosto pelo trabalho surgiu por acaso durante um teste vocacional de uma escola da capital. Porém, como na escola não tinha vaga para o curso resolveu aprender as funções de sapateiro.
"Bulixo"
Assim como seu Isidoro, o comerciante Alberto Zaque resiste à modernidade tecnológica para tocar seu "bulixo" que fica na Rua 24 de Outubro, na capital. Aos 80 anos de idade e mais de 60 atuando no ramo comercial, ele ainda usa uma antiga caderneta para anotar as vendas, inclusive os "fiados". Ele não aceita nem cartão de crédito, nem cheque.
Bulixo (Foto: Kelly Martins/ G1)Seu Zaque resiste à modernidade e continua anotando vendas em caderneta. (Foto: Kelly Martins/ G1)
No armazém, ele comercializa, principalmente, utensílios de cozinha e produtos para trabalhadores rurais. Pendurados na parede, empilhados e espalhados têm panelas de alumínio, canecas, bacias, baldes, vassouras, além de vários produtos artesanais como balaios de bambú, cestas, chapéu de palha e peneiras de taquara.
Porém, segundo ele, um dos produtos mais vendidos é um tônico capilar, mais conhecido como brilhantina, para previnir a queda de cabelo. Ele garante saber o lugar onde está cada produto da sua loja e propaga que foi graças ao produto que não ficou careca até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário