MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de abril de 2012

Réplica de dinossauro encontrado em MT será exposto em evento indígena


Primeira coleta de fósseis ocorreu em 1952 em Chapada dos Guimarães.
No encontro será discutida a importância dos indígenas na Copa de 2014.

Do G1 MT

Réplica  (Foto: Secom/MT)Réplica será exposta em evento realizado em
alusão do Dia do Índio. (Foto: Secom/MT)
Materiais arqueológicos e paleontógicos de Mato Grosso, entre eles uma réplica de um dinossauro encontrado em Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá, serão expostos na semana alusiva ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, durante o 5º Encontro Indígena do Museu de Pré-História, em Cuiabá.
A primeira coleta de fósseis do dinossauro aconteceu entre os anos de 1952 e 1953 por Llewellyn Ivor Price, um dos primeiros paleontólogos do Brasil e foram encontrados na fazenda do Roncador, em Chapada. Foram achados cinco dentes, sete vértebras caudais, tíbia direita, parte distal da tíbia esquerda, parte distal do púbis da espécie Pycnonemosaurus nevesi.
De acordo com a coordenadora do Museu Suzana Hirooka, o animal pré-histórico tinha entre 3 a 4 metros de altura e de 6 a 9 metros de cumprimento, era bípede, sua dieta era carnívora e viveu há 70 milhões de anos. Nesta edição, cujo tema é a "Diversidade Indígena na Copa do Pantanal", será tratada a importância dos povos indígenas durante os preparativos para os jogos da Copa de 2014, da qual Cuiabá é uma das 12 cidades-sedes. A programação inclui várias etnias, como, por exemplo, Bororo, Xavante, Kuikuro, Carajá e Bacairi.
Serão realizadas as seguintes atividades: mesas redonda, palestras, oficinas culturais, exposições de materiais indígenas, paleontológicos e arqueológicos, apresentações de danças e cantos de diferentes culturas indígenas e venda de artesanato indígena. O evento será aberto ao público. A expectativa da Secretaria de Cultura do Estado, responsável pela organização do evento, é que pelo menos mil alunos participem do encontro e participem das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário