MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Queda na exportação força busca por novos mercados para a uva


Produção de variedade sem caroço atende a demanda do mercado.
Produtores focam produção para o consumo nacional.

Do Globo Rural
A queda nas exportações de uva de mesa fez os agricultores do Vale do São Francisco procurarem novos mercados. A solução estava mais perto do que eles imaginavam.
O agricultor Vilmar Cappellaro chegou ao Vale do São Francisco há 31 anos. No começo, tinha apenas um hectare, agora são 70. Para atender os clientes, ele produz os dois tipos da fruta com e sem sementes. “Tem uma fruta nobre, que tem suas características. É a rainha das frutas, como nós falamos”.
Em 2002, o grupo começou a investir em exportações, mas com as condições desfavoráveis do mercado internacional, diminuíram o envio de frutas para fora do país.
Por causa da desvalorização do dólar nos últimos quatro anos, o fruticultor reduziu 95% das exportações. Agora, ele está de olho no mercado interno. “Ela tem entrado muito na mesa dos brasileiros. A nossa intenção, o nosso objetivo, é trabalhar com toda a nossa fruta no mercado inteiro”.
De acordo com Artur de Souza, vice presidente da Valexport, associação dos produtores e exportadores do vale do São Francisco, a desistência de empresários no ramo de exportações vem acontecendo com frequência. “Hoje, 50% dos produtores deixaram a atividade ou mudaram para outras culturas. A uva passa por grande dificuldade. Os que estão sobrevivendo são aqueles que saíram de uma produtividade de 25 toneladas por hectare e passaram para 35, chegando até a 40 toneladas por hectare”.
Newton Matsumoto que é consultor em viticultura de mesa, diz que o custo de produção é um dos grandes problemas enfrentados pelos empresários do vale. “O custo de produção de uva é muito caro, então isso faz com que perdemos competitividade, principalmente no mercado externo. Porque o dólar é baixo e isso favorece a entrada de frutas de outros países”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário