MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Propriedade em GO foi considerada modelo em concursos da Tecnoshow


Tecnoshow é uma das principais exposições de tecnologia agrícola.
Destaque é o anúncio do vencedor do prêmio de gestão ambiental rural.

Do Globo Rural

Este ano, 76 propriedades estão concorrendo ao título de Fazenda Tecnoshow.
O prêmio, que está na quinta edição, foi criado pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, a Comigo, com o objetivo de conscientizar produtores rurais da importância da aplicação de práticas sustentáveis.
A fazenda Boiadeiro fica a 15 quilômetros de Jataí, no sudoeste de Goiás. A propriedade tem 105 hectares, com barracão de madeira, casinha simples e a tranquilidade da zona rural.
O lixo é reciclado, cada tambor tem uma finalidade. Ideia de Evânio Resende, que não faz nada sozinho, sempre conta com a ajuda do filho.
O negócio foi crescendo e na mesma proporção surgiu a preocupação de elaborar mecanismos para não prejudicar o meio ambiente. Antes todos os resíduos eram despejados na natureza, mas a situação agora é outra.
Evânio plantou 400 mudas, protegeu a área para que o gado não adentrasse e a floresta só vem crescendo. Há mudas de bálsamo, aroeira e ipê, algumas recém-plantadas. Quase metade de toda a área é mata nativa e só oito hectares se transformaram em pasto.
Para complementar a renda, Evânio colheu a soja e plantou o milho safrinha. Ele também possui uma plantação com 1300 pés de eucalipto.
Por causa do equilíbrio entre produção e preservação, a propriedade de Evânio foi reconhecida em 2010 e 2011 como fazenda modelo em Goiás.
Desta vez, os participantes da edição não precisam ficar preocupados em competir com Evânio. A fazenda dele está fora da disputa justamente por ter vencido das últimas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário