MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Programa ajuda a melhorar a vida de agricultores assentados no RJ


Eles recebem sementes e infraestrutura e estão produzindo mais.
No município de Italva muita coisa mudou.

Do Globo Rural
Terreno de sobra, sol e chuva na hora certa, tinha tudo pra ser uma super plantação, mas até sentir orgulho dos 15 mil pés de pimentão, foram 21 anos penando.
A praga que mais preocupava os lavradores de Italva, noroeste do estado do Rio de Janeiro, era outra. Sem dinheiro e equipamento para cultivar as plantações, muitos agricultores acabaram deixando o assentamento e partindo para cidade.
Com a comunidade cada dia mais deserta, chegou a hora de preparar o terreno para a mudança. A equipe do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio providenciou o estudo de novos tipos de sementes e passou a oferecer o material de graça, o que significa um custo a menos.
Os agricultores também ganharam uma outra ajuda de peso, literalmente, tratores foram emprestados pelo programa. Antes, o jeito era alugar os equipamentos, a hora custava mais de R$ 100. Hoje em dia, a única despesa é o combustível.
Depois disso, a comunidade também ganhou um caminhão para levar a produção direto para o mercado, sem atravessadores.
O programa tem menos de um ano e já foi levado para todos os 22 assentamentos do estado. O de Italva é o mais promissor. Os agricultores esperam a primeira safra ansiosos e otimistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário