MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Procissão do Fogaréu atrai mais de três mil turistas à cidade de Goiás


Espetáculo acontece há mais de 260 anos e retrata a prisão de Cristo.
Cerca de 10 mil pessoas devem passar pela cidade até o domingo de Páscoa.

Carolina Simiema Do G1 GO
1 comentário
Fogaréu Goiás (Foto: Ricardo Rafael/ O Popular)Mais de três mil turistas prestigiaram a procissão do Fogaréu (Foto: Ricardo Rafael/ O Popular)
Mais de três mil turistas estiveram na cidade de Goiás, na noite de quarta-feira (4), para prestigiar a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações religiosas e culturais mais marcantes de todo o país. A informação é da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Há mais de 260 anos, na Quarta-feira Santa, as luzes da cidade se apagam à meia-noite, momento em que os 40 homens, conhecidos como farricocos, dão início ao espetáculo que retrata a perseguição e prisão de Cristo pelos guardas de Pilatos.
“Estimamos que cerca de três a quatro mil turistas vieram até a cidade de Goiás para ver a Procissão do Fogaréu, fora os moradores daqui. Muitos acompanharam todo o percurso com tochas na mão”, diz a secretária de Turismo e Cultura Mara Publio Veiga Jardim.
Segundo a secretária, neste ano foi implantada uma novidade na encenação: “Muitas pessoas reclamavam que não conseguiam ouvir e ver a encenação na Igreja do Rosário por causa do áudio e da distância, então, colocamos um imenso telão ao lado da igreja que facilitou para que as pessoas pudessem acompanhar o espetáculo”.
A secretária de Turismo conta que a Procissão do Fogaréu é uma manifestação mantida pela população da cidade, o que, para ela, torna o espetáculo ainda mais interessante: “Ela [a procissão] não é instituída pela igreja, claro que é um procedimento religioso, mas é uma manifestação da religiosidade popular que é organizada, mantida e renovada pela iniciativa da sociedade civil”.
De acordo com Mara Veiga Jardim, são esperadas aproximadamente 10 mil pessoas na cidade até o domingo de Páscoa. Hotéis e pousadas de Goiás, segundo ela, já estão praticamente lotados. “A Semana Santa em Goiás tem um público diferente, na verdade, o turismo religioso atrai pessoas interessadas na manifestação cultural. Então, não esperamos muitos turistas que vêm para beira de rio, shows e badalação”.
Morador da cidade há 32 anos, o turismólogo Thiago de Araújo assiste à procissão todos os anos e conta que a cada ano é como se visse pela primeira vez. “Esta procissão é muito bonita. Todo ano que passa ela consegue encantar ainda mais. Neste ano, com a lua cheia, a cidade ficou bela. Percebi também que mais pessoas acompanharam a procissão”, diz.
Espetáculo
Os 40 homens encapuzados saem à meia-noite com tochas nas mãos e percorrem, em ritmo alucinante, as ladeiras da cidade iluminando os becos escuros de Goiás. Todo o percurso é feito ao som de tambores tocados por 16 músicos, tornando o espetáculo ainda mais impactante. A população pode participar acompanhando os farricocos levando tochas de fogo menores.
O espetáculo tem início na Igreja da Boa Morte, segue em direção à Igreja do Rosário, onde os perseguidores encontram a Ceia do Senhor desfeita e quando percebem que Jesus havia passado por ali. A perseguição continua pelas ruas da cidade e para na Igreja de São Francisco, que simboliza o Monte das Oliveiras. Lá, os homens de Pilatos encontram o filho de Deus e o prendem. Este é o ponto mais forte de todo o ritual. A cidade, em silêncio, iluminada apenas pelas chamas das tochas, escuta o som triste de um clarim que ecoa por entre as pessoas e anuncia a prisão de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário