MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Primeiro peixe-boi nascido em cativeiro no AM completa 14 anos


Erê, filho de Boo, nasceu há 14 anos em um tanque do Inpa, em Manaus.
Para veterinário do Inpa, nascimento ajudou a estudar biologia da espécie.

Do G1 AM

Erê foi o primeiro peixe-boi nascido em cativeiro no Inpa, no AM (Foto: Divulgação/Inpa)Erê foi o primeiro peixe-boi nascido em cativeiro
no Inpa, no AM (Foto: Divulgação/Inpa)
O primeiro peixe-boi da Amazônia concebido, gerado e nascido em cativeiro no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), batizado de Erê, faz aniversário neste domingo (8). Ele completará completa 14 anos.

Segundo o veterinário do Instituto, Anselmo D'Affonseca, há 14 anos os tratadores do Projeto "Peixe-Boi da Amazônia", coordenado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Inpa, tiveram uma grande surpresa ao esvaziar o tanque dos animais para a realização de exame de biometria: eles encontraram um filhote de peixe-boi ainda envolto na placenta junto aos demais.
Para o veterinário, esse foi um acontecimento importante para obtenção de mais informações sobre a biologia da espécie. “A partir desse nascimento, começamos a ter dados sobre a interação de mãe e filhote, a composição do leite, da vocalização da mãe e filhote, além da época de desmame. Também foi possível começar a comparar o crescimento do Erê com os filhotes órfãos”, explicou.

Erê é filho do segundo peixe-boi que chegou ao Inpa, em 1976, a 'mãezona' do Inpa, chamada de Boo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário