MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de abril de 2012

ONGs se unem em parque para pedir veto de Dilma ao Código Florestal


Ambientalistas realizam ato no Parque da Cidade, em Salvador.
'A postura da sociedade civil depende do veto', afirma membro da Germen.

Do G1 BA

Representantes de entidades ambientalistas estão reunidos no Parque da Cidade, em Salvador, na manhã deste domingo (22), em apoio a uma ação nacional que apela pelo veto da presidente Dilma Rousseff, caso a versão atual do Código Florestal, através do projeto de lei 30/201, seja aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (24). A mobilização é nacional e acontece em 16 capitais do país, segundo a ONG WWF Brasil.
No local, ambientalistas de cerca de onze organizações da capital, com apoio da militância ecológica do interior do estado, que não pôde comparecer, distribuem folhetos e levantam cartazes com o intuito de informar e sensibilizar a população presente no parque a respeito do teor do Código atual. Também está prevista intervenção do grupo no show do cantor Zelito Miranda, que se apresenta no local esta manhã.

"Se a modificação do Código for aprovada, a sociedade civil organizada, que estará presente no Rio+20, se manifestará com uma posição reativa contra o governo brasileiro, em denúncia a organismos internacionais. Mas se a presidente vetar o Código, para que haja estudo de forma participativa, ouvindo formulações propositivas para questões ambientais, aí ela terá apoio. A postura da sociedade civil depende do veto", afirma Cláudio Mascarenhas, do Grupo de Recomposição Ambiental (Germen).
Mascarenhas afirma que as florestas são patrimônio nacional e precisam ser regidas de modo unificado, no sentido de preservá-las. Um dos pontos polêmicos denunciados no ato em Salvador, dentre os 21 alterados pelo relator do PL no fim do ano passado, aborda a preservação nas margens do rio, cujas normas seriam estabelecidas por cada estado, de acordo com as realidades regionais, ponto de discordância dos movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário