MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de abril de 2012

Nutricionista fala sobre os benefícios das frutas cítricas


Karin Honorato diz que elas estão na época de safra.
Ricas em vitamina C, elas protegem o organismo contra gripes e infecções.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (14) sobre os benefícios das frutas cítricas – laranja, limão, mexerica. Essas frutas estão começando a entrar na safra, o que as tornam mais nutritivas e baratas. Segundo Karin, as frutas cítricas são conhecidas por serem ricas em vitamina C, que ajuda a imunidade, protege o organismo e tem ação contra gripe e infecções. Mas a nutricionista mostra que elas possuem outros benefícios.

De acordo com a Karin, alem da vitamina C, essas frutas também são ricas em vitamina A, boa para o cabelo, para a visão e até para imunidade. Outro nutriente citado por ela é o potássio, que age na pressão arterial e também evita as cãimbras.
Os flavonóides também estão presentes nas frutas cítricas, segundo a especialista. “Esses flavonóides, principalmente a esperidina e a naridina são substâncias que protegem as nossas células e têm função antibactericida, antivirótica e antialérgica”, diz.

A nutricionista afirma que estudos já comprovam benefícios contra riscos cardiovasculares. “Primeiro, porque são ricas também em ácido fólico. Essa vitamina ajuda a diminuir a quantidade de homocisteína no organismo. Quando a homocisteína está elevada, o risco cardiovascular é maior”, diz.

O ácido cítrico, substância também presente nessas frutas, ajuda a melhorar a viscosidade do sangue, diminuindo os riscos de infarto e derrames, segundo Karin.

Ela ressalta a importância de consumir o limão com a casca, em sucos e preparos de alimentos, devido a concentração do limonemo, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Karin explica também que a ação alcalina dessa fruta é importante para controlar a acidez do estômago.

Sobre a laranja, a nutricionista destaca a importância do consumo do bagaço da fruta e, até mesmo, da parte branca, ricas em fibras. Importantes para o “bom funcionamento intestinal”.
Entre esse grupo de frutas cítricas, a nutricionista classifica a mexerica como a mais rica em fibras. Mas a pessoa deve retirar apenas a casca e a semente para consumir.

Karin ainda destaca a função terapêutica do óleo (sumo) presente nas cascas dessas frutas. “Além do aroma abrir o raciocínio e melhorar os funcionamentos neurológicos, esses óleos ajudam muito a prevenir infecções”, explicou.

Ela faz um alerta para o cuidado com a exposição ao sol, ao consumir e manusear essas frutas. Isso pode causar queimaduras e manchas na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário