MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

No Dia do Livro, personalidades de MT revelam livros que estão lendo


Dia Internacional do Livro é comemorado nesta segunda-feira (23).
Pesquisa aponta que brasileiros estão lendo menos.

Kelly Martins Do G1 MT

Pesquisa aponta que brasileiros estão cada vez lendo menos (Foto: Marcelo Ferraz/G1)Pesquisa aponta que brasileiros estão lendo cada vez menos (Foto: Marcelo Ferraz/G1)
Nesta segunda-feira (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro. Dados divulgados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2012, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, que estuda o comportamento do leitor brasileiro, revelou que 3 em cada 4 pessoas não frequentam bibliotecas.
Em comemoração à data, que foi criada em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810, a reportagem do G1 conversou com diversas personalidades da capital para perguntar quais livros elas estão lendo atualmente.
O governador Silval Barbosa contou que está lendo o livro As Brasas, do húngaro Sándor Márai, que ganhou de presente de um amigo este ano. O livro conta a história de dois grandes amigos inseparáveis na infância, mas que não se vêem há 41 anos. Um dia, no ano de 1899, um deles desaparece e algo muito grave acontece. No entanto, é esse o enigma que, já no fim da vida, eles vão decifrar.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, disse ao G1 que decidiu fugir um pouco da literatura jurídica e optou em buscar pela evolução da espiritualidade. Ele contou que está lendo o livro espírita Colarium, de Diamantino Coelho Fernandes.
O presidente do Tribunal de Justiça do estado (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira, também disse que optou por um livro não jurídico e está lendo HHhH – Operação Antropóide, do francês Laurent Binet. O livro retrata o ano de 1942, segunda guerra mundial, quando dois para-quedistas enviados de Londres pelo governo tchecoeslovaco no exílio são encarregados de assassinar o chefe dos Serviços Secretos nazistas e da Gestapo.
A reitora reeleita da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, está lendo o livro Linguagem e Pensamentos, de Vygotsky. Segundo a reitora, a literatura foi escolhida no momento para obter subsídios a um texto que está produzindo sobre o assunto.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, escolheu o livro Anticâncer – Prevenir e vencer usando suas defesas naturais, do médico e neurocientista francês David Servan-Scheiber. O deputado destacou que optou pelo livro por ter sido vítima de câncer de tireóide, em 1999.
O secretário estadual de Comunicação (Secom-MT), Carlos Rayel, informou que está lendo o livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. A obra aponta supostas irregularidades nas privatizações ocorridas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile, está lendo Os caminhos de Mandela, de Richard Stengel. O livro narra o período de reconstrução democrática da África do Sul. A escolha pelo livro, segundo Stábile, é por considerar Mandela um ícone na liderança política.
O juiz federal Julier Sebastião da Silva está lendo o livro Adoro Problemas – Meio Século de História e Política Americanas Passados a Limpo, do escritor e documentarista norte-americano Michael Moore. O livro fala sobre o sistema de saúde e a indústria bélica dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário