MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MPF investiga postagem no Facebook que chama índios de 'fedorentos'


Mensagens dizem respeito a grupo de rappers indígenas de MS.
Será enviado pedido à rede social para checar autenticidade das postagens.

Do G1 MS

Autora das mensagens e as pessoas que as reproduziram também poderão ser chamadas a depor, diz MPF (Foto: Reprodução/Facebook)Autora das mensagens e as pessoas que as reproduziram também poderão ser chamadas a depor, diz MPF (Foto: Reprodução/Facebook)
O Ministério Público Federal (MPF) em Dourados, a 225 km de Campo Grande, investiga mensagens com teor racista contra o grupo de rap indígena Brô MC's, que teriam sido publicadas no Facebook por uma jovem por conta da apresentação dos cantores no programa TV Xuxa de sábado (14). De acordo com a assessoria do órgão, até o fim da semana será encaminhado um pedido à rede social para confirmar se a mensagem foi realmente publicada pela usuária da conta.
Segundo o MPF, a denúncia foi feita por e-mail. “Num to falando, esse MS soh queima!!. No TV Xuxa, um bando de Índio daqui de Dourados se apresentando, cantando ein guarani, que lixo véi" (sic), dizia uma das mensagens. Em outra, conforme divulgado pela assessoria do órgão, os rappers são chamados de “índios fedorentos”.
Grupo de índios canta rap na língua nativa (Foto: Divulgação/Cufa)Grupo de rap Brô MC's canta rap na língua nativa
(Foto: Divulgação/Cufa)
Se for confirmado, de acordo com a assessoria, que a jovem realmente postou as mensagens, um inquérito para investigar se houve crime de racismo será aberto. Nesse caso, ela poderá ser chamada para depor, assim como todas as pessoas que tiverem reproduzido a postagem.
Ainda segundo o MPF, a pena normal para este tipo de crime é de um a três anos de prisão. No entanto, se tiver sido cometido por meio de meios de comunicação, a pena passa a ser de dois a cinco anos de prisão e multa

Nenhum comentário:

Postar um comentário