MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Médico indica idade ideal para cirurgias plásticas


Médico alerta que há idade mínima recomendada para cada cirurgia.
Implante nos seios, correção de nariz e orelha são as mais procuradas.

Do G1 MS
Cirurgia plástica em MS (Foto: Cynthia Paludeto/Arquivo Pessoal)Cynthia esperou 3 anos para colocar as próteses de silicone (Foto: Cynthia Paludeto/Arquivo Pessoal)
A estudante Cynthia Paludeto, 20 anos, passou parte da adolescência disfarçando a falta de seios: sutiã com bojo era peça fundamental no guarda-roupa. Aos 15 anos, já queria fazer cirurgia de implante de silicone, mas teve que esperar 3 anos pelo procedimento, quando recebeu o aval da família. A preocupação, principalmente do pai, era por ser tão jovem e as consequências de um cirurgia plástica.
O cuidado paterno tem embasamento entre especialistas. Segundo o cirurgião plástico e secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em Mato Grosso do Sul, doutor César Benavides, para cada cirurgia existe uma idade mínima recomenda pelo Conselho Regional de Medicina. (ver quadro abaixo)
No caso da estudante, ela poderia ter se submetido à cirurgia aos 15 anos, mas a espera foi fundamental para que Cynthia e a família se sentissem seguros. A cirurgia foi feita em 2009, um presente por ter passado no vestibular.

Ela colocou 265 ml em cada seio. “Eu queria fazer porque me incomodava não poder usar certas roupas, pela falta de volume nos seios. Minha autoestima melhorou 100%”.
CirurgiasApesar de não ter um estudo concreto ou uma pesquisa que demonstre o aumento do número de cirurgias plásticas entre as adolescentes e jovens, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) confirma que cada vez mais cedo os jovens procuram o consultório médico.
De acordo com a SBCP. As cirurgias mais procuradas a partir dos 16 anos são implante de silicone, lipoescultura e correção de nariz para as adolescentes. Entre os homens, a correção de orelha e diminuição da glândula mamária.
Cirurgia plástica em MS (Foto: Maria José/Arquivo Pessoal)Maria José fez duas cirurgias
(Foto: Maria José/Arquivo Pessoal)
No caso das mulheres, o cirurgião César Benavides explica que a idade para a cirurgia, além da orientação do CRM, varia de dois a três anos após a primeira menstruação. É nessa época que os hormônios começam a se estabilizar e as glândulas mamárias atingem o tamanho máximo.
Independentemente do tipo de cirurgia, Benavides alerta que, antes do procedimento, as pacientes devem ser orientadas sobre os riscos que pessoas de qualquer idade estão sujeitas ao fazer uma operação.
A psicóloga Roseli Aguilera, 46 anos, explica que a facilidade de acesso a cirurgias, tanto de custo quanto de forma de pagamento, pode banalizar o processo de transformação do corpo, principalmente nas pessoas mais jovens. “A adolescência é um processo de luto do corpo infantil e aceitação da nova imagem de homem ou mulher.
A cirurgia de Aline Martins, 19 anos, foi planejada por toda a família. O procedimento foi feito em janeiro de 2009, no período de férias escolares. Durante os 30 dias em que ficou de repouso no período pós-operatório, a ajuda da família, e principalmente da mãe, foi fundamental para a recuperação de Aline. “Para tomar banho, comer, me vestir, dormir, pra tudo eu precisava da ajuda deles. Acho que só dá certo se a família apoiar de verdade, e se a gente souber as consequências e os cuidados depois da cirurgia. Tem que querer muito” finalizou.
EsperaA idéia de fazer cirurgia plástica rondou a empresária e esteticista Maria José da Silva, 38 anos, durante 3 anos. “Achei melhor fazer mais tarde, pela idade e também por ser depois das minhas duas gestações”. Os filhos têm hoje 20 e 18 anos e não havia mais motivo para adiar. Em agosto de 2011 fez duas cirurgias: fez implante de 300 ml de silicone nos seios e lipoescultura nas costas e barriga.
Maria José diz que a maturidade a ajudou na recuperação. “Quando a gente é mais velho tem mais consciência de que os cuidados com alimentação e atividade física são fundamentais pra manter o corpo depois da cirurgia”.
Há cerca de dois meses, Maria José voltou a se submeter a uma cirurgia, dessa vez, para diminuir o tamanho da auréola do seio. “Depois do silicone eu senti a necessidade de corrigir isso também. Meu médico fala que cirurgia plástica é um vício, mas eu acho que não corro esse risco, até porque ainda tenho medo, e acredito que a cirurgia é só em último caso” conclui.
Cirurgias Recomendações
Orelha de abano Idade mínima: 2 anos
Recomendações: nenhuma
Idade máxima: não tem
Tempo para refazer em caso de problemas: 1 ano
Validade: tempo indeterminado
Seios Idade mínima: entre 14 e 15 anos
Recomendações: esperar desenvolvimento do corpo na puberdade
Idade máxima: não tem
Tempo para refazer em caso de problemas: seis meses
Validade: tempo indeterminado, mas troca obrigatória de próteses a cada 10 anos
 
Rugas, pescoço e pálpebras Idade mínima: entre 14 e 15 anos
Recomendações: cuidados com sol e uso de cremes recomendados pelo cirurgião
Idade máxima: não tem
Tempo para refazer em caso de problemas: 1 ano
Validade: aproximadamente 10 anos
Nariz Idade mínima: entre 14 e 15 anos
Recomendações: nenhuma
Idade máxima: não tem
Tempo para refazer em caso de problemas: 1 ano
Validade: tempo indeterminado
Lipoaspiração, lipoescultura e plásticas abdominais Idade mínima: entre 14 e 15 anos
Recomendações: evitar alterações constantes de peso
Idade máxima: não tem
Tempo para refazer em caso de problemas: 1 ano
Validade: 15 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário