MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas na Festa da Penha, no ES


Missas do Oitavário acontecem no Campinho do Convento, em Vila Velha.
Frei Valdecir disse que 100 mil hóstias foram produzidas para festa.

Leandro Nossa Do G1 ES
Público chega ao Convento (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Público chega ao Convento para o Oitavário
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Movidos pela fé e em busca de milagres, milhares de pessoas fazem o esforço de subir cerca de 600 metros para chegar ao Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória, durante a celebração do Oitavário da Festa da Penha. Nesta quarta-feira (11), mais de 3 mil pessoas acompanharam a missa do quarto dia do Oitavário, e cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas são esperadas durante toda a festa, segundo a organização.
Limitações físicas não impedem que o esforço seja feito. A aposentada Nadir Regina, de 74 anos, mesmo com problemas no joelho, vai ao Convento todos os dias da festividade. Segundo ela, um milagre de Nossa Senhora da Penha salvou a vida de sua filha.


"Quando minha filha era recém nascida, ela ficou doente, teve algumas complicações logo ao nascer, aí eu fiz uma promessa especial para Nossa Senhora. Prometi que se ela fosse curada, eu subiria o convento nove vezes com ela no colo, e foi o que aconteceu. Subi e desci até o convento nove vezes com um bebê de seis meses no colo. Hoje ela está bem, e já tenho dois netos", conta a devota.
O aposentado Antônio Scalzer, que tem problemas de coluna, diz que se há forças para se divertir, tem que haver forças também para orar. "Danço meu forró toda a semana, então tenho que aguentar subir até o convento, é para um bem maior", diz. "São 80 anos de fé, e não tem dor nas pernas que me tirem daqui", disse Eliete Silva, que tem 80 anos e disposição de sobra para chegar ao convento.
Convento da Penha decorado para a Festa da Penha (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Convento da Penha decorado para a Festa da Penha (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Números
Para atender a toda essa demanda, a produção no Convento da Penha é intensa. Segundo o Frei Valdecir Shuwambach, guardião do Convento, cerca de 100 mil hóstias são produzidas e 300 litros de água benta são gastos. Além disso, 25 mil folhetos são distribuídos aos fiéis. "Os números são grandes, apesar de esperarmos 1,2 milhão de pessoas, nem todas comungam e acompanham as celebrações, muita gente vem para conhecer o local, até porque é um ponto turístico muito importante do estado", afirma.
O Frei também ressaltou a importância da festa para a população capixaba. "A história do Espírito Santo se confunde com a do Convento, mesmo quem não é religioso já veio ao convento alguma vez na vida para conhecer a história", explica. Comprovando o que disse o frei, uma turma de alunos da 4ª série de uma escola particular de Vitória fez uma excursão até o local na tarde desta quarta-feira (11). "As crianças estão tendo aula de colonização do solo espírito santense e isso tem tudo a ver com a festa, foi uma aula prática para eles", conta a professora Renata Neves.
Fiéis tiveram que fugir do sol forte no Convento (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Fiéis tiveram que fugir do sol forte no Convento
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Calor
Além dos obstáculos físicos, quem tem ido acompanhar o Oitavário tem que lidar com o forte calor que atinge a Grande Vitória durante a semana. Para acompanhar a missa, que é ao ar livre, os fiéis levam sombrinhas e procuram a sombra mais próxima. "O sol está muito forte, mas o que a gente pode fazer? Vale tudo para acompanhar a missa", diz Dazila Gonçalves.
Para quem tiver problemas com o calor e demais complicações, uma posto de atendimento médico foi montado na área. Segundo a Secretaria de Saúde de Vila Velha, cerca de 120 pessoas são atendidas por dia. A maioria das ocorrências se devem à hipertensão e mal-estar oriundo do calor. O Oitavário continua nesta quinta-feira (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário