MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Integrantes do MST protestam e ocupam sede do Incra em Cuiabá


Membros do MST cobram regularização de oito assentamentos em MT.
Mais de 100 famílias estão acampadas nem praça de Cuiabá.

Do G1 MT

Trabalhadores do MST ocupam sede do Incra em Cuiabá (Foto: Tita Mara/G1)Trabalhadores do MST ocupam sede do Incra em
Cuiabá (Foto: Tita Mara/G1)
Integrantes do Movimento Sem Terra ocuparam nesta quinta-feira (19) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá, dando continuidade a série de manifestações realizadas no período “Abril Vermelho”, que acontece em 18 municípios brasileiros. Sem acordo com o Incra, os manifestantes recorrem agora ao governo federal, para que os direitos à terra, ao fomento, à agricultura familiar e à infraestrutura sejam garantidos.
Segundo os manifestantes, o corte de verbas do Incra são um dos entraves e um dos objetivos da manifestação é o diálogo entre a presidente Dilma e as entidades representativas do MST, em Brasília, para que as reivindicações sejam atendidas. Elisângela Oliveira, do assentamento de Cáceres, disse que os manifestantes permanecerão da sede do Incra até que consigam alguma reposta às reivindicações.
“O que queremos é nossa casa e terra para plantar nossa subsistência. As outras necessidades que temos é que seja dada mais atenção à saúde e educação para os nossos filhos”, afirmou.
O superintendente do Incra, Valdir Barranco, esteve nesta quinta-feira, juntamente com outros servidores do órgão na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) devido a ocupação da sede pelos manifestantes. Ele ressaltou que não houve avanço nas negociações com o MST e outras reuniões serão realizadas ao longo da semana com os representantes do movimento, ainda sem data definida.
O líder do movimento sem terra em Mato Grosso, José Vieira esteve reunido na terça-feira com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) para discutir a criação de licenças prévias ambientais para desenvolvimento de agricultura familiar nos assentamentos. Segundo ele, as reuniões serão retomadas nesta sexta-feira (20), no período da manhã.
Manifestações
Desde o último sábado (14), mais de 100 famílias cadastradas no Movimento Sem Terra (MST) estão acampadas na Praça Ulisses Guimarães, localizada na Avenida Rubens de Mendonça, próximo ao Centro Político e Administrativo (CPA) de Cuiabá.
Aproximadamente 15 mil famílias estão acampadas em Mato Grosso esperando uma ação do governo federal e estadual. Em Sorriso, mais de 500 famílias voltaram a bloquear, nesta quinta-feira, a BR 163, que corta região norte do estado.
A interdição da rodovia ocorre porque não houve acordo na reunião realizada na quarta-feira (18) entre representantes do MST e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), naquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário