MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de abril de 2012

Hospital cria projeto para diminuir fila de crianças que esperam por cirurgia


Meta de hospital é realizar 600 cirurgias cardíacas até dezembro de 2013.
Até o momento, 41 crianças já foram operadas e todas passam bem.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

"Seiscentos corações", este é o nome do projeto que tem como objetivo diminuir a fila de crianças de zero a 14 anos que esperam uma cirurgia cardíaca na Bahia. Idealizado pelo hospital Martagão Gesteira, unidade referência no tratamento de alta complexidade na Bahia, a ideia é resgatar a esperança das crianças e de seus os pais durante o processo de recuperação de doenças cardíacas.
"A gente sabe que quanto mais rápido, mais precoce consegue intervir na cardiopatia, menos danos e melhor vai ser o resultado cirúrgico e, consequentemente, a qualidade de vida dessa criança", diz a coordenadora do projeto, Renata Cruz. A meta é realizar 600 cirurgias cardiacas em crianças até dezembro de 2013. Até o momento, 41 crianças já foram operadas e todas passam bem.
"Eu cansava, ficava com frebre, agora estou boa, curada, posso correr, posso curar, posso pular, posso fazer tudo", diz a menina Raíssa Conceição, 10 anos, operada em fevereiro. A filha da dona de casa Josilda Lopes também já passou pela cirurgia que precisava. "Eu vejo ela bem. A preocupação que eu tinha, hoje não tenho mais. Isso é muito importante", diz.
Na fila, está uma garota de sete meses, cuja família é da cidade de Barra da Estiva, região sudoeste do estado. A cirurgia do bebê será marcada Martagão Gesteira. "Estou cheia de esperança. Vai dar tudo certo, vai operar e ficar boa, se Deus quiser", conta a tia Luzinete Oliveira.
Também aguarda a cirurgum garoto de 13 anos, da tribo de índio pataxó, é da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. Há um mês, a família descobriu que ele tem problemas cardíacos e precisava ser operado. "Transferiram para cá, mais rápido, e eu estou esperando, não conseguiu aindas o tipo de sangue dele", afirma a mãe Evanir Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário