MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Haitianos refugiados que trabalham em Cascavel aprendem português


Aproximadamente 40 refugiados do Haiti estão fazendo o curso.
Eles trabalham em obra de faculdade e hospital, em Cascavel, oeste do PR.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel

Aproximadamente 40 haitianos que estão em Cascavel, no oeste do Paraná, começaram na segunda-feira (2) um curso de Língua Portuguesa. O ensino é oferecido pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e a secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Educacional Paulo Freire, que coordena a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles têm como língua nativa o Creole.
Haitianos estão em Cascavel (PR) desde janeiro e vieram de Brasileia (AC) (Foto: Divulgação/ FAG)Haitianos estão em Cascavel (PR) desde janeiro e vieram de Brasileia (AC) (Foto: Divulgação/ FAG)
O grupo de refugiados do Haiti chegou a Cascavel no fim de janeiro para trabalhar nas obras da FAG e do hospital São Lucas. De acordo com a assessoria da faculdade, os haitianos já têm vida social e o domínio da Língua Portuguesa ajuda a inserí-los na comunidade.
Para Martin Wikendi, que tem noções do Português e já adotou como hábito levar um dicionário consigo, o curso vai ajudar a “aprender muitas palavras e verbos” para fazer novos amigos brasileiros.
Em pé, Matin Wikendi que ajuda os professores na tradução (Foto: Duvulgação/ FAG)Em pé, Matin Wikendi que ajuda os professores na tradução (Foto: Duvulgação/ FAG)
Como o grupo é diverso, com pessoas formadas e outras que são analfabetas, inclusive, no Creole, os alunos serão divididos em duas turmas. As aulas são de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e serão ministradas por dois professores. Dois haitianos que entendem o Português irão ajudar no ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário