MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Funceme registra pouca chuva no CE em 2012 e estado sofre 'seca verde'


Segundo a Funceme, houve queda de 50% no registro de chuva em 2012.
Chove em 24 cidades do estado nas últimas 24 horas, diz fundação.

Do G1 CE

O Ceará registra no primeiro trimestre de 2012 uma queda de 50% no volume de chuva em relação à média histórica do estado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda conforme a Funceme, a região mais afetada pelas chuvas irregulares é Jaguaribara, que teve queda de 75% em relação à média histórica.
Por conta das chuvas irregulares, ocorre no Ceará o fenômeno conhecido como "seca verde", quando chove o suficiente para deixar a vegetação verde mas insuficiente para render uma boa safra. Devido à baixa incidência de chuva, o governo do estado se reuniu nesta semana como agricultores para traçar estratégias que possam reduzir os efeitos da seca.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, afirmou que vai liberar neste ano recursos do "garantia safra", programa que distribui verba a agricultores cadastrados em caso de perda da safra. "Nós temos hoje 240 mil agricultores cadastrados no Garantia Safra. O município que teve perda de até 50%, os agricultores poderão receber até R$ 680 em cinco parcelas", explica.
Previsão
De acordo com a meteorologista da Funceme Meire Sakamoto, ainda para este mês há previsão de "boa expectativa" quanto às chuvas. "Há uma expectativa boa, há uma tendência a favorecer a ocorrência de chuva ainda no mês de abril e em parte do mês de maio, embora ainda as chuvas possam continuar irregulares", diz.
Entre sábado (14) e domingo (15), a Funceme registrou chuvas em 24 cidades do Ceará. As precipitações foram entre 4 milímetros (Fortaleza) e 24 milímetros (Santa Quitéria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário