MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Fiscalização agropecuária investiga comércio clandestino de açaí, no AM


Fruta é beneficiada no interior do Estado, sem condições de higiene.
Neste sábado (14), dez toneladas de açaí foram apreendidos.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Açaí supostamente vendido para outros estados era impróprio para o consumo humano (Foto: Divulgação/ Sup. Agricultura AM)Açaí supostamente vendido para outros estados era impróprio para o consumo humano (Foto: Divulgação/ Sup. Agricultura AM)
A Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas está investigando um comércio clandestino de polpa de açaí, cultivado e produzido no interior do Estado, sem condições apropriadas de higiene, com destino a outros estados, principalmente o Rio de Janeiro, onde a fruta tem boa aceitação em supermercados e academias, por ser um considerado energético natural.
Nos últimos dois meses, o órgão apreendeu 25 toneladas da fruta, sem registro de procedência no Ministério da Agricultura. Neste sábado (14), foram apreendidas dez toneladas de polpa de açaí, acondicionadas de forma irregular em sacos de produtos químicos para madeira, com aviso de impróprio para o consumo humano e animal.
A carga foi apreendida no porto da Terra Preta, no município de Manacapuru, a 84 Km de Manaus, quando seguia de barco para Belém (PA). Um homem de 34 anos, que afirmou ser o dono da mercadoria, foi autuado por crime contra a saúde pública. A mercadoria foi levada para o pátio da Superintendência de Agricultura, em Manaus, e está lacrada até o fim do julgamento do processo administrativo.
Açaí apreendido estava em sacos de produtos químicos (Foto: Divulgação/ Sup. Agricultura AM)Açaí apreendido estava em sacos de produtos
químicos (Foto: Divulgação/ Sup. Agricultura AM)
De acordo com o fiscal agropecuário Rodrigo Leite, o açaí apreendido foi cultivado e beneficiado no município de Codajás, a 297 Km de Manaus. "Codajás é o maior produtor de açaí do Amazonas, mas sabemos que algumas fábricas fazem o beneficiamento sem a menor higiene, o que compromete a qualidade do produto, deixando impróprio ao consumo humano. O produto sai daqui para o resto do país", alertou.
Segundo ele, as investigações apontam que o açaí é levado para Manacapuru, de onde segue de barco para Belém e continua a viagem para outros estados brasileiros, por via terrestre.

As investigações estão em andamento deste março, após o surgimento de denúncias sobre o comércio de açaí sem registro legal no Ministério da Agricultura. Uma outra apreensão ocorreu também em Manacapuru. A carga, que também seria transportada para Belém, estava acondicionada em um contêiner frigorífico, onde havia também 500 Kg de pescado. "O comerciante do açaí era um pescador", afirmou Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário