MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fila para visto chega a 5 horas no Consulado da China em SP


Brasileiros se surpreendem com aumento na procura de visto.
Segundo viajantes brasileiros, procedimentos ficaram mais complicados.

Letícia Macedo Do G1 SP

Engenheiro (de camisa azul) e representante comercial (de preto) eram os primeiros da fila na quarta-feira (Foto: Letícia Macedo / G1)Engenheiro (de camisa azul) e representante comercial (de preto) eram os primeiros da fila na quarta-feira (Foto: Letícia Macedo / G1)
Brasileiros que vão à China chegam até cinco horas antes da abertura dos portões do consulado chinês, na Rua Estados Unidos, na região dos Jardins, em São Paulo, para obter o visto. Os procedimentos para conseguir o documento demoram três dias para quem não quiser pagar uma taxa extra. Na quarta-feira (18), a fila chegava a cerca de 120 metros antes da abertura do consulado.
O engenheiro Nelson Simões, de 47 anos, morou três anos na China e atualmente trabalha em uma empresa chinesa, o que motiva as suas viagens periódicas ao país. Na semana passada, quando veio providenciar o visto, ele se surpreendeu com o tamanho da fila.

“Hoje [a fila] não está muito grande. Na quinta-feira (12), eu cheguei 6h45 e não consegui entregar meus documentos. Fiquei assustado com o tamanho da fila. Na sexta (13), eu cheguei às 4h”, afirmou. Nesta quarta-feira, ele voltou para retirar o visto. Nesta quarta, ele chegou às 6h. Ele embarca na madrugada de sexta.

Para o engenheiro, que esteve no país pela primeira vez em 2002, as trocas para estimular o desenvolvimento tecnológico têm sido cada vez mais intensas, o que incentiva o aumento no fluxo de visitantes. “Nos últimos tempos, tem bastante brasileiro viajando a negócio e a turismo. Os chineses estão investindo em parcerias técnicas com europeus e brasileiros para mudar a imagem de que o produto chinês não tem boa qualidade”, observa Simões. De acordo com o Bom Dia Brasil, o número de turistas brasileiros que visitaram o país saltou de 10 mil para 40 mil em uma década, segundo dados da Câmara Brasil-China.

O procedimento para a retirada do visto não chega a ser considerado difícil pelos viajantes que conversaram com a reportagem do G1, mas se tornou um pouco mais complicado nos últimos meses. “Eles estão pedindo toda a documentação e o bilhete emitido. Também tem que ter uma carta convite da empresa”, afirma Simões. Quem tem urgência, pode pagar uma taxa extra e conseguir o documento em 24 horas.
Segundo o site do consulado chinês, o pedido de visto para brasileiros custa R$ 100 e dá direito a uma entrada no país, válido por três meses. Para obter o visto em 24 horas é necessário pagar uma taxa extra de R$ 45. O site não especifica se há diferença de valores para os demais tipos de visto.
Fila na Rua Estados Unidos chegou a cerca de 120 metros pouco antes das 9h de quarta-feira (Foto: Letícia Macedo / G1)Fila na Rua Estados Unidos chegou a cerca de 120 metros pouco antes das 9h de quarta-feira (Foto: Letícia Macedo / G1)

Via Hong KongO representante comercial Luiz Quental, de 46 anos, importa artigos para confecção e assessórios vai participar da Feira de Cantão, considerada uma das maiores do mundo. O aumento do interesse dos brasileiros em fazer negócios com os chineses durante o evento, na opinião de Quental, explicam parte fila. “Na quinta-feira (12), a fila e a dificuldade para conseguir [o visto] me surpreenderam. A última vez que tirei foi em novembro e não foi assim”, afirma.

Dessa vez, ele foi ao consulado sem a documentação completa e teve que voltar para fazer o pedido. Para o representante comercial, o consulado será obrigado a ampliar sua capacidade de atendimento. “Eles vão ter que ampliar. Eles não têm escolha.”

Quental, que chega a visitar o país três vezes ao ano, já conhece uma estratégia para driblar a necessidade de tirar o visto em São Paulo. “Eu já fui direto para Hong Kong para onde não é preciso tirar visto. Lá, com a ajuda de um uma 'trade' parceira, eu faço o pedido. É muito mais fácil. Consigo no mesmo dia”, diz.
Programadora vai tirar visto para ir ao casamento do irmão  (Foto: Letícia Macedo / G1)Programadora vai tirar visto para ir ao casamento
do irmão (Foto: Letícia Macedo / G1)
Quem viaja pela primeira vez enfrenta ainda mais dificuldades. A programadora Margareth Teixeira, de 44 anos, não imaginava que encontraria filas para conseguir os vistos para ela e para os pais. “Vamos para o casamento do meu irmão que mora lá. Ele falou que seria muito simples”, diz.
“Na sexta (13), cheguei às 10h e só fui atendida porque estava com meus pais, que são idosos. Mas a documentação estava incompleta. Não consegui pedir informações por telefone”, declarou a moradora de São Caetano do Sul, no ABC. Na segunda-feira (16), ela deu entrada nos vistos e foi retirá-los na quarta. Ela embarca nos próximos dias para a China pela primeira vez. “É um sonho que eu nunca pensei que um dia pudesse realizar.”
Representante comercial costuma tirar vistos para sobrinho e amigos (Foto: Letícia Macedo / G1)Representante comercial costuma tirar vistos para
sobrinho e amigos (Foto: Letícia Macedo / G1)
O representante comercial Walter Reis, de 52 anos, costuma tirar os vistos de um sobrinho que é microempresário e de amigos dele que moram no Paraná e viajam frequentemente para a China. Ele afirma que vê muitas pessoas ficarem na fila e terem que voltar por estarem com documentação incompleta. “Meio-dia o portão fecha. No dia em que a fila está grande, quem não conseguiu entrar tem que voltar no outro dia”, diz.
“Precisava ter alguém para analisar os documentos ainda na fila. Se não a pessoa fica muito tempo esperando e só descobre que vai ter que voltar no momento de ser atendido. Na semana passada tinha gente do interior de São Paulo e de Minas que tive que dormir mais um dia em São Paulo antes de viajar. Deu pena”, afirmou.
A reportagem do G1 tentou diversas vezes desde quarta-feira conversar por telefone com representantes do Consulado da China em São Paulo e da Embaixada da China, em Brasília, para esclarecer o que teria motivado as filas nas últimas semanas e o aumento na dificuldade para a retirada de vistos, mas não obteve retorno até a manhã desta quinta.
Documentos necessáriosNo site do consulado, o solicitante brasileiro encontra a lista de documentos a apresentar para conseguir o visto de turismo:

- Passaporte com validade de, no mínimo, seis meses, e com uma página de visto em branco;
- Formulário preenchido (que pode ser obtido no site)
- 1 foto recente de tamanho 3x4
- Reserva da passagem
- Reserva de hotel
- Declaração da empresa brasileira que conste cargo ou função que exerce
- No caso de empresários, contrato social  da empresa
- Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula do ano letivo
- Aposentados e autônomos devem fazer uma declaração.
- Roteiro da viagem
Para o visto de negócios, além dos documentos do visto de turismo, é preciso apresentar uma carta de convite oficial de algum departamento relacionado ao governo chinês. Com o convite, o viajante pode pedir visto de uma, duas ou múltiplas entradas. Caso o solicitante já tenha visitado a China outras vezes e queira tirar um visto de múltiplas entradas, é obrigatório apresentar cópia dos vistos anteriores.
Os detalhes para obtenção dos outros tipos de visto e demais informações ao turista brasileiro estão disponíveis no site do Consulado da China em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário