MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Faltam profissionais para atuar no setor de panificação em Pernambuco


Crescimento foi de quase 12% em 2011 - há 4 mil padarias no estado.
Nesta quinta, começa a Fennopan, no Centro de Convenções.

Do G1 PE
Segundo dados da Associação das Indústrias de Panificação de Pernambuco, o estado possui cerca de 4 mil padarias. Com o mercado passando por um momento de ampliação, faltam profissionais para trabalhar nos estabelecimentos. A partir desta quinta-feira (12), começa, no Centro de Convenções, em Olinda, a Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service (Fennopan), que vai possibilitar a venda de equipamentos para quem quer abrir uma padaria ou modernizá-la, palestras e oportunidades de negócios.

Na comparação entre 2011 e 2010, o crescimento do setor de panificação em Pernambuco foi de quase 12%. Com isso, dificuldades começam a ser encontradas. “Com a demanda e esse aumento da renda do brasileiro, as padarias estão vendendo mais pães, aumentando o mix de produtos. Por isso a dificuldade na mão de obra”, contou Luciano Pedrosa, presidente da Associação das Indústrias de Panificação. Por conta da falta dos profissionais, foi solicitado ao Senai a preparação de novos cursos para área. A expectativa é de que, no próximo ano, sejam inaugurados cursos técnicos para padeiros e confeiteiros.

Segundo estimativas, há cerca de 8 mil vagas em aberto para confeiteiros e padeiros no estado. “As padarias encontram dificuldades para contratar novos profissionais. A indústria tem uma situação que tem a demanda e não tem o profissional. Estamos buscando esse apoio do Senai, convênio com o governo francês, para trazer técnicos da França para ensinar”, revelou Luciano Pedrosa.

De acordo com o analista do Sebrae, Valdir Cavalcanti, há um fenômeno comum de fechamento das empresas antes de elas completarem dois anos de funcionamento. “Falta planejamento, ausência de controle, falta de orientação para o mix de produtos que o mercado precisa", contou. Para abir uma padaria, o analista  apontou algumas orientações. "Primeiro tem que ter cuidado com a questão legal, fazer a avaliação do ponto e entender que a padaria também vende pão, e não só vende pão”, explicou.

Durante a programação da Fennopan, haverá cursos e palestras promovidos pelo Sebrae, destinados a todos os públicos do evento. A Feira de Panificação dura até o próximo sábado (14), sempre das 15h às 22h. A entrada é gratuita. Os empresários que já possuem padarias devem levar o CNPJ do empreendimento. Já os interessados em abrir negócios devem levar apenas o CPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário