MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Falta de vacina tetravalente dificulta imunização de crianças em Goiás


Treze municípios do norte do estado estão sem doses há cerca de 2 meses.
Ministério da Saúde deve anunciar cronograma para distribuição de vacinas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Faltam vacinas tetravalentes em diversas cidades goianas como Luziânia, Anápolis e Porangatu. No norte do estado, as últimas doses foram distribuídas há quase dois meses em 13 municípios da região. A vacina que é indicada para imunizar crianças (em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida) contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções.

Em Luziânia, onde o técnico de produção agrícola Marcos Luís Bugarello levou a filha Milena para receber a vacina tetravalente na rede pública. Como a dose não estava disponível, foi orientado a fazer a imunização na rede particular e tiveram de pagar R$ 150 pelo serviço. “Graças a Deus a gente tinha condições de procurar a vacina na rede particular”, comenta Marcos Bugarello.

Em Anápolis também não há mais doses da tetravalente, que não recebe o medicamento há 60 dias. O município deveria receber 1.300 unidades da vacina por mês. O ritmo de entrega do produto começou a diminuir em fevereiro e no mês de março já não havia mais doses suficientes para a demanda.

A coordenadora de imunização do município de Anápolis, Marly Malta, diz que riscos existem, mas os pais não devem ficar preocupados. “Assim que chegar a tetravalente vai ser normalizado [o atendimento] e o cartão [de vacinação] vai ser colocado em dia. Os pais não precisam se preocupar. Mesmo estando atrasado, todas as crianças vão tomar a vacina”.

A dona de casa Talita Campos Araújo Lima não ficou mais tranquila com a garantia dada pela prefeitura, já que toda vez que vai ao posto de saúde não encontra a vacina disponível. “Eu me preocupo porque é a saúde do meu filho”, argumenta.

NormalidadeEm alguns municípios do Estado, o estoque da tetravalente está normal. É o caso de Jataí, no sudoeste goiano, que recebe 500 doses por mês. O medicamento é distribuído nas 14 unidades básicas de saúde incluindo a zona rural. Segundo a diretora de imunização da cidade, Gislaine Terra, por enquanto, o número é suficiente para atender a demanda. “Aqui no município de Jataí a gente ainda não se deparou com essa falta. O que a gente recebeu tem sido suficiente para vacinar as crianças”, afirma Gislaine.

Os pais aproveitam a vantagem para cumprir o calendário de vacina dos filhos. O vendedor Marcos Oliveira trouxe a pequena Sofia para receber a dose. “Acho que a vacina vai doer um pouquinho na perna dela, mas a gente tem de estar aqui, cumprindo com essa obrigação”, ressalta.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, na próxima terça-feira (10), o Ministério da Saúde deverá anunciar um novo cronograma de distribuição das vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário