MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escassez de médicos no interior do Amazonas será debatida no Senado


Debate quer discutir a distribuição inadequada de médicos nas regiões.
AM possui município com um médico a cada quinzena, disse senadora.

Do G1 AM

Médico carrega soro de paciente; viagens até centros médicos podem durar até três dias (Foto: Sizinando Pontes/VC no G1)Em outubro de 2011 o G1 denunciou remoção
precária de paciente no interior do AM; viagens até
centros médicos podem durar dias
(Foto: Sizinando Pontes)
A escassez de médicos em municípios do Brasil será tema de auidência pública, em Brasília, nesta terça-feira (24). A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) é responsável pelo debate que prevê a participação da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), existem municípios amazonenses que contam com médico somente a cada quinzena.
De acordo com Vanessa Grazziotin, a média de médicos no Brasil é de 1,95 para cada grupo de mil habitantes, quase o dobro da recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de um médico para cada mil habitantes. Esses profissionais, no entanto, estariam concentrados nos grandes centros.
Aproximadamente 2,1 mil municípios estariam enfrentando dificuldades para manter equipes médicas, principalmente destinadas à saúde da família. "No Amazonas, alguns municípios contam com apenas um médico, mesmo assim a cada 15 dias", declarou Grazziotin.
Para o debate foram convidados o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d´Avila; o secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim; e representantes de entidades que reúnem médicos e estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário